Gamificação como estratégia de engajamento no ensino fundamental ii, no municipio de petrolina-pe: um relato de experiência
Carregando...
Data
2024-03-18
Autores
Orientador
Martins, Mariana
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Campus
sead
Resumo
Este trabalho apresenta um relato experiência da prática da gamificação em sala a partir
do ensino de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental II, em uma escola Municipal
periférica, na cidade de Petrolina-PE. Objetivou-se relatar os benefícios da gamificação
como instrumento de engajamento e motivação desse público, após a identificação de alto
índice de indisciplina e, da defasagem entre os alunos no pós pandemia 2022/2023. O
público desse relato de experiencia foram alunos das series 6º, 8º e 9º Anos, por meio de
dinâmicas de gamificação durante as aulas de Língua Portuguesa. Evidenciou-se maior
empenho e expectativa em relação as aulas de português, uma vez que, eles sempre
aguardavam um novo desafio, o qual queriam sempre superá-lo, isso, refletido em
resultados tangíveis, por meio de indicadores como notas e queda de intercorrências de
indisciplina. Com isso, pode se dizer que houve maior engajamento entre as turmas
citadas.
Abstract
This paper presents an experience report of the practice of gamification in the classroom
from the teaching of Portuguese Language, in Elementary School II, in a peripheral
municipal school, in the city of Petrolina-PE. The objective was to report the benefits of
gamification as an instrument for engaging and motivating this audience, after identifying a
high rate of indiscipline and the gap between students in the post-pandemic 2022/2023.
The audience of this experience report were students from the 6th, 8th and 9th grades,
through gamification dynamics during Portuguese language classes. Greater commitment
and expectation were evidenced in relation to the Portuguese classes, since they always
expected a new challenge, which they always wanted to overcome, this was reflected in
tangible results, through indicators such as grades and a drop in indiscipline complications.
Thus, it can be said that there was greater engagement among the aforementioned
classes. Keywords: Gamification. Teaching. Portuguese Language ...