Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1243
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Hilmara Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T19:22:40Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T19:22:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-02 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL. Lei nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRASÍLIA. [1996]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em:15 de fev.2024. GATTI,Bernadete.A. Formação de professores no Brasil: Características e problemas. CEDES, Campinas, SP. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/. Acesso em: 15 fev.2024. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed 34,1999. LUCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão Educacional. 9 ed.Petrópolis, RJ:Editoras Vozes LTDA, 2006. MORAN, José. Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello(org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. SMED – Secretaria Municipal de Educação. Plataforma Educação Salvador. Salvador, BA. Disponível em: http://educacao3.salvador.ba.gov.br/. Acesso em: 14.01.2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1243 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | O ambiente virtual de aprendizagem (ava) como apoio no processo de ensino e aprendizagem na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objeto deste artigo é a relação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA) com a prática pedagógica desenvolvida na educação básica. O interesse em estudá-lo parte da seguinte problemática: o que pensam professores estudiosos a respeito do uso dos AVA e das Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica? O objetivo desta revisão de literatura é refletir sobre o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como ferramenta pedagógica de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, contribuindo com as pesquisas que já estudam esse fenômeno, e justifica-se pela importância de acompanhar a maneira como os AVA vêm sendo desenvolvidos e aplicados como apoio no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, a fim de oferecer um olhar prudente em relação aos constructos cognitivos que estão sendo formados com base nos recursos tecnológicos. A metodologia de trabalho utilizada para atender ao objetivo proposto está direcionada pela abordagem qualitativa e tem sua discussão embasada na técnica de análise temática proposta por Bardin (BARDIN, 2009). Os resultados mostram que há uma concordância entre os autores que legitima os Ambientes Virtuais de Aprendizagens como ferramentas tecnológicas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem em todos os segmentos da Educação básica, incluindo a EJA, e as classes hospitalares, porque favorece <ensinar e aprender de inúmeras formas, em todos os momentos, em múltiplos espaços (MORAN, 2015), estendendo-se também como instrumento de organização e desburocratização de processos escolares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Petrolina | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologias Ativas da Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Espíndula, Daniel Henrique Pereira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4084281428785964 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Hilmara Santos_A_.pdf | O ambiente virtual de aprendizagem (ava) como apoio no processo de ensino e aprendizagem na educação básica | 266.31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Termo_de_autorizacao_de_disponibilidade_assinado_assinado.pdf | Termo de autorização para disponibilidade | 104.5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons