Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1182
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Damiana D. S. | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T23:56:01Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21T23:56:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1182 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Jogos Didáticos | pt_BR |
dc.title | Transtorno do espectro autista (TEA) e o ensino - aprendizagem: uma análise da aplicação de jogos didáticos na escola de referência em ensino fundamental e médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo analisa a relevância e os efeitos das Metodologias Ativas a partir da criação e aplicação de jogos didáticos e interdisciplinares, a exemplo de dama, dominó, xadrex, quebra-cabeça matemático, triminó matemático e caça ao tesouro matemático, nos componentes curriculares de Matemática e Educação Física em uma escola pública de referência da cidade de Petrolina, em Pernambuco. A dinâmica dos jogos envolveu 1080 estudantes distribuídos 24 turmas do 6º ao 9º do ano do Ensino Fundamental, sendo que, desse total, 17 alunos têm Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em relação à abordagem da investigação, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, sendo um relato de experiência. Os principais resultados alcançados foram a consistência do planejamento dos docentes para a realização do projeto, o envolvimento, o desempenho e a interação dos alunos, especialmente dos autistas diante da resolução de atividades coletivas e individuais dentro e fora do contexto escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Marcelo Silva de Souza | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7755440245059784 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_assinado_assinado.pdf | Transtorno do espectro autista (TEA) e o ensino - aprendizagem: uma análise da aplicação de jogos didáticos na escola de referência em ensino fundamental e médio | 3.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo._assinado_assinado.pdf | Termo de autorização para disponibilidade | 126.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.