Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Damiana D. S.-
dc.date.accessioned2024-03-21T23:56:01Z-
dc.date.available2024-03-21T23:56:01Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1182-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectJogos Didáticospt_BR
dc.titleTranstorno do espectro autista (TEA) e o ensino - aprendizagem: uma análise da aplicação de jogos didáticos na escola de referência em ensino fundamental e médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisa a relevância e os efeitos das Metodologias Ativas a partir da criação e aplicação de jogos didáticos e interdisciplinares, a exemplo de dama, dominó, xadrex, quebra-cabeça matemático, triminó matemático e caça ao tesouro matemático, nos componentes curriculares de Matemática e Educação Física em uma escola pública de referência da cidade de Petrolina, em Pernambuco. A dinâmica dos jogos envolveu 1080 estudantes distribuídos 24 turmas do 6º ao 9º do ano do Ensino Fundamental, sendo que, desse total, 17 alunos têm Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em relação à abordagem da investigação, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, sendo um relato de experiência. Os principais resultados alcançados foram a consistência do planejamento dos docentes para a realização do projeto, o envolvimento, o desempenho e a interação dos alunos, especialmente dos autistas diante da resolução de atividades coletivas e individuais dentro e fora do contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marcelo Silva de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7755440245059784pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_assinado_assinado.pdfTranstorno do espectro autista (TEA) e o ensino - aprendizagem: uma análise da aplicação de jogos didáticos na escola de referência em ensino fundamental e médio3.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo._assinado_assinado.pdfTermo de autorização para disponibilidade126.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.