Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Silvani Silva de-
dc.date.accessioned2024-02-26T20:18:37Z-
dc.date.available2024-02-26T20:18:37Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1171-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectensino remotopt_BR
dc.titleUso de tecnologias da informação e comunicação na docência durante a pandemia de covid-19: revisão integrativa nos anos de 2020-2023.pt_BR
dc.title.alternativeUse of information and communication technologies in teaching during the covid-19 pandemic: integrative review in the years 2020-2023pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo de revisão integrativa tem o objetivo de realizar um mapeamento nas pesquisas existentes que abordam a temática Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), durante a pandemia da Covid-19, nas escolas públicas, nos anos 2020-2023. Com isso, delimitou-se a seguinte questão norteadora: de que modo as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 modificaram o ensino, bem como o uso das TICs por professores da rede pública nos anos 2020-2023? A pesquisa foi realizada em duas bases de dados, Google Acadêmico e SciELO, sendo o processo de seleção e a análise dos textos baseados no filtro temporal: o intervalo entre 2020 e 2023. Os estudos selecionados apontam o reconhecimento do potencial e a importância das TICs para o ensino durante o período pandêmico. A exclusão digital foi o desafio mais citado, e a colaboração entre professores o principal benefício identificado nesse período. As TICs foram cruciais, no entanto, a dificuldade de acesso a elas revelou-se um óbice, indicando a necessidade de políticas públicas de inclusão digital para as escolas brasileiras. De acordo com os estudos depositados nas bases de dados consultadas, as mudanças provocadas nas práticas de ensino e aprendizagem, mediadas pelas tecnologias digitais, conseguiram responder à pergunta de pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.advisor1Barreto, Raphaela Vasconcelos Gomes-
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-8643-1607pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3761289580033874pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade.docx_assinado_assinado.pdfTermo de autorização para disponibilidade108.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TCC_REVISADO_CONFORME_BANCA.docx_assinado_assinado_assinado.pdfUso de tecnologias da informação e comunicação na docência durante a pandemia de covid-19: revisão integrativa nos anos de 2020-2023.262.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons