Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Adriano | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T20:12:25Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T20:12:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1170 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia é crucial para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Essas abordagens estimulam o engajamento ativo dos alunos, desenvolvem habilidades práticas, fomentam a criatividade e inovação, incentivam a colaboração e o trabalho em equipe, e preparam os estudantes para a autonomia e responsabilidade necessárias na prática profissional. Esse trabalho a partir da revisão bibliográfica busca analisar quais as metodologias ativas mais utilizadas nos cursos de engenharia elétrica do brasil a partir dos anais das ultimas seis edições publicados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Diante disso, esse trabalho conclue que as metodologias mais utilizadas são aprendizagem baseada em problemas e projetos, e são aplicadas em disciplinas do eixo profissionalizante. Além disso, verificou-se que as metodologias ativas favorecem a adaptação às mudanças tecnológicas, proporcionam avaliações formativas e preparam os alunos para enfrentar desafios profissionais, contribuindo para a formação de engenheiros completos e capazes de se destacar no cenário atual da Engenharia Elétrica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Espindula, Daniel | - |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_assinado (1).pdf | Termo de autorização para Disponibilidade | 111.27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
TCC_Adriano da Silva_VersFinal 26.02docx.pdf | Estudo sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharia elétrica do brasil | 688.44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons