Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorYorrana Apóstolo de Souza, Yorrana-
dc.date.accessioned2024-02-16T13:41:37Z-
dc.date.available2024-02-16T13:41:37Z-
dc.date.issued2024-01-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1153-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
dc.subjectCOVID-1pt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.titleA metodologia ativa como estratégia facilitadora da aprendizagem significativa em aulas de língua portuguesa no ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEm 2020 a população mundial foi surpreendida pela Pandemia do COVID-19, sendo necessário um longo período de isolamento social, afetando a rotina e funcionamento de inúmeros setores, incluindo o educacional. Sendo assim, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi instaurado como uma medida para dar continuidade ao ensino no Brasil. Com isso, professores e alunos tiveram que se adaptar à nova realidade de educação mediada pelo digital, incluindo a busca por novas estratégias de ensino e aprendizagem. O presente trabalho objetivou, por meio de uma revisão integrativa da literatura, investigar como as Metodologias Ativas e estratégias pedagógicas contribuíram para a promoção de uma Aprendizagem Significativa em aulas de Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os dados coletados mostraram que a utilização dos métodos ativos contribuiu para o engajamento e participação ativa dos estudantes, além de evidenciar os desafios enfrentados pelos docentes, como a adaptação para utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, visando a aprendizagem significativa em contexto atípico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Juazeiropt_BR
dc.publisher.programESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Cristiane Sousa Santos, Cristiane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398399131852968pt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0001-6901-2446pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5401747764841882pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORRIGIDO_BANCA_TCC_VERSÃO_FINAL_YORRANA_UNIVASF_ASSINADO.pdfA metodologia ativa como estratégia facilitadora da aprendizagem significativa em aulas de língua portuguesa no ensino remoto emergencial221.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
termo-de-autorizacao-PREENCHIDO.pdfTermo de autorização para disponibilidade132.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons