Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos, K. M-
dc.contributor.authorBezerra, M.F.S-
dc.date.accessioned2024-01-16T18:47:44Z-
dc.date.available2024-01-16T18:47:44Z-
dc.date.issued2024-01-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1111-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias Ativas. Poesia. Sala de aula invertida.pt_BR
dc.titleO texto poético e os novos desafios metodológicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma reflexão sobre o papel formativo do gênero textual poema e os novos desafios do uso de metodologias ativas e sala de aula invertida nas séries finais do ensino fundamental II, para a construção do pensamento crítico-reflexivo e no reconhecimento dos múltiplos sujeitos que habitam os contextos sociais do educando. Trata- se de mediar o trabalho pedagógico com o gênero lírico, por meio de metodologias ativas e analisar como esse se torna ferramenta para o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades apresentadas pela BNCC, em decorrência do seu caráter abstrato e do entrelaçamento intertextual de diferentes vozes, característica intrínseca ao gênero lírico. Objetiva discutir sobre as possibilidades didáticas e metodologias adequadas ao tempo, cultura e historicidade de alunos oriundos da era tecnológica. Sugere ainda, uma proposta de utilização das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), como o uso da ferramenta padlet, aliadas à metodologia ativa “sala de aula invertida” como estratégia facilitadora da aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, PAULO P. E. B-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811224657299026pt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0000-0000-0000pt_BR
dc.contributor.authorLattesttp://lattes.cnpq.br/0754641097036875pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃOFINAL.pdfO texto poético e os novos desafios metodológicos316.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Termo_de_autorizacao_assinado_assinado FLavia e Katia.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC213.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons