Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cristo, Hélio Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T15:12:10Z | - |
dc.date.available | 2024-01-09T15:12:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Projetos pedagógicos interdisciplinares | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary pedagogical projects | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Report of experience | pt_BR |
dc.title | Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais | pt_BR |
dc.title.alternative | Scientific education through interdisciplinary pedagogical projects using concept maps | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo relatar as implicações do uso de mapas conceituais em projetos pedagógicos interdisciplinares na perspectiva da educação científica na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, tomando como referência o trabalho desenvolvido com mapas conceituais no projeto pedagógico interdisciplinar “Feira do Conhecimento” realizado nos componentes curriculares Iniciação Científica, Química e Práticas Integradoras nas turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Tempo Integral do município de Cairu, Bahia. De abordagem qualitativa e caráter descritivo, trata-se de um relato de experiência. Em linhas gerais, percebeu-se que – pela ótica das metodologias ativas – o trabalho com os mapas conceituais foi bastante significativo ao processo de construção da educação científica à medida que favoreceu a organização, síntese e sistematização de conceitos, bem como ressignificou o processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Michelle Christini Araújo | - |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0003-1219-9304 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7328942697410231 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais.pdf | Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais | 213.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Autorização para Disponibilidade de TCC.pdf | Termo de Autorização para Disponibilidade de TCC | 110.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.