Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCristo, Hélio Souza de-
dc.date.accessioned2024-01-09T15:12:10Z-
dc.date.available2024-01-09T15:12:10Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1108-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectProjetos pedagógicos interdisciplinarespt_BR
dc.subjectInterdisciplinary pedagogical projectspt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectReport of experiencept_BR
dc.titleEducação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituaispt_BR
dc.title.alternativeScientific education through interdisciplinary pedagogical projects using concept mapspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo relatar as implicações do uso de mapas conceituais em projetos pedagógicos interdisciplinares na perspectiva da educação científica na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, tomando como referência o trabalho desenvolvido com mapas conceituais no projeto pedagógico interdisciplinar “Feira do Conhecimento” realizado nos componentes curriculares Iniciação Científica, Química e Práticas Integradoras nas turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Tempo Integral do município de Cairu, Bahia. De abordagem qualitativa e caráter descritivo, trata-se de um relato de experiência. Em linhas gerais, percebeu-se que – pela ótica das metodologias ativas – o trabalho com os mapas conceituais foi bastante significativo ao processo de construção da educação científica à medida que favoreceu a organização, síntese e sistematização de conceitos, bem como ressignificou o processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Michelle Christini Araújo-
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0003-1219-9304pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7328942697410231pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais.pdfEducação científica por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares utilizando mapas conceituais213.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Autorização para Disponibilidade de TCC.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC110.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.