Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Elizabete-
dc.date.accessioned2024-05-27T20:38:32Z-
dc.date.available2024-05-27T20:38:32Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1236-
dc.description.abstractThis paper presents an experience report of the practice of gamification in the classroom from the teaching of Portuguese Language, in Elementary School II, in a peripheral municipal school, in the city of Petrolina-PE. The objective was to report the benefits of gamification as an instrument for engaging and motivating this audience, after identifying a high rate of indiscipline and the gap between students in the post-pandemic 2022/2023. The audience of this experience report were students from the 6th, 8th and 9th grades, through gamification dynamics during Portuguese language classes. Greater commitment and expectation were evidenced in relation to the Portuguese classes, since they always expected a new challenge, which they always wanted to overcome, this was reflected in tangible results, through indicators such as grades and a drop in indiscipline complications. Thus, it can be said that there was greater engagement among the aforementioned classes. Keywords: Gamification. Teaching. Portuguese Language ...pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.titleGamificação como estratégia de engajamento no ensino fundamental ii, no municipio de petrolina-pe: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeGamification as an engagement strategy in elementary school ii, in the municipality of petrolina-pe: an experience reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um relato experiência da prática da gamificação em sala a partir do ensino de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental II, em uma escola Municipal periférica, na cidade de Petrolina-PE. Objetivou-se relatar os benefícios da gamificação como instrumento de engajamento e motivação desse público, após a identificação de alto índice de indisciplina e, da defasagem entre os alunos no pós pandemia 2022/2023. O público desse relato de experiencia foram alunos das series 6º, 8º e 9º Anos, por meio de dinâmicas de gamificação durante as aulas de Língua Portuguesa. Evidenciou-se maior empenho e expectativa em relação as aulas de português, uma vez que, eles sempre aguardavam um novo desafio, o qual queriam sempre superá-lo, isso, refletido em resultados tangíveis, por meio de indicadores como notas e queda de intercorrências de indisciplina. Com isso, pode se dizer que houve maior engajamento entre as turmas citadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programMetodologias Ativas da Aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Mariana-
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_29_assinado (1).pdfTermo de autorização para disponibilidade111.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II- NO MUNICIPIO DE PETROLINA-PE- Um relato de expriência..pdfGamificação como estratégia de engajamento no ensino fundamental ii, no municipio de petrolina-pe: um relato de experiência161.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons