Fofoca histórica: o jornal histórico como metodologia ativa de ensino e aprendizagem
Data
2024-02-17
Autores
Santos, Tiago Ferreira dos
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Campus
Curso
Resumo
Este trabalho estruturado a partir de um relato de experiência, objetiva indicar o jornal histórico como uma metodologia ativa. Com intuito de diversificar as possibilidades existentes dentro do repertório das ações pedagógicas que visam promover o
protagonismo discente, recuperamos um instrumento usados há anos nas salas de
aula, contudo, sem maiores reflexões a respeito e uma sistematização que o viabilize enquanto um recurso pedagógico a ser popularizado. A partir do relato prático
verificou-se a importância da ferramenta a ponto de ser considerada profícua para
as relações de ensino e aprendizagem que focam numa perspectiva ativa e que ultrapassa os limites de um componente escolar específico.
Abstract
This work, structured from an experience report, aims to indicate the historical
newspaper as an active methodology. In order to diversify the existing possibilities
within the repertoire of pedagogical actions that aim to promote student protagonism,
we recovered an instrument used for years in classrooms, however, without further
reflection on it and a systematization that makes it viable as a pedagogical resource
to be popularized. From the practical report, the importance of the tool was verified to
the point of being considered useful for teaching and learning relationships that focus
on an active perspective and that goes beyond the limits of a specific school component.
