Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amado, Laura Carolline Fernandes Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T19:07:10Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05T19:07:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1141 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Mapas mentais | pt_BR |
dc.title | O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem o objetivo de analisar e desmistificar o Ensino de História, uma componente curricular tradicional, e afirmar a possibilidade da utilização das metodologias ativas como um instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem efetivo e significativo para a matéria de História. Desse modo, este artigo discute sobre a necessidade do/a professor/a inserir no seu cotidiano escolar as metodologias ativas e sobre o impacto positivo que as metodologias ativas podem ter no aprendizado e na interação entre os alunos. Este trabalho se caracteriza como um relato de experiência didática dos resultados de experiências tidas no Ensino Fundamental II com a inclusão de mapas mentais na aula de História e propõe o método como um exemplo a ser seguido pelos profissionais de educação, em razão do aprendizado que foi proporcionado aos alunos devido à compreensão profunda dos conteúdos, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e por ser uma metodologia ativa facilitadora e eficaz para o aprendizado estudantil e o trabalho do professor/a. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Marcelo Silva de Souza | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/8173956727035676 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_assinado (1).pdf | Termo de Autorização para Disponibilidade de TCC | 396.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TrabalhodeConclusão-UNIVASF-LAURA.pdf | O ensino de História e as metodologias ativas: um estudo sobre a inclusão de mapas mentais na Educação Básica | 557.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons