Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1139
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPereira, Mailson-
dc.date.accessioned2024-02-02T20:56:49Z-
dc.date.available2024-02-02T20:56:49Z-
dc.date.issued2024-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1139-
dc.description.abstractThis article deals with the existence or absence of content and/or pedagogical guidelines based on active learning methodologies in the pedagogical project of the Degree in Social Sciences course at a Federal Public Higher Education Institution, located in Recôncavo Baiano, in the city of Cachoeira -BA, which offers teaching training in the areas of history, social sciences and visual arts. As methodological procedures, this study had a descriptive-explanatory nature, through documentary research, with the collection and analysis of the pedagogical project of the course in question on the official website of the educational institution. The collected data was subjected to content analysis. There was a low presence of content and/or pedagogical guidelines based on active learning methodologies, although in some parts of the documents and in the syllabuses of some subjects in the didactic-pedagogical axis there are contents that seem to come close to the concept of active learning . Finally, suggestions for continuing studies on this topic are indicated.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectUFRBpt_BR
dc.titleAs metodologias ativas de aprendizagem no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Sociaispt_BR
dc.title.alternativeActive learning methodologies in the Pedagogical Project of the Degree in Social Sciencespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo versa sobre existência ou ausência dos conteúdos e/ou orientações pedagógicas a partir das metodologias ativas de aprendizagem no projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais de uma Instituição de Ensino Superior Federal Pública, localizada no Recôncavo Baiano, na cidade de Cachoeira-BA, que oferta a formação docente para as áreas de história, de ciências sociais e de artes visuais. Enquanto procedimentos metodológicos, este estudo teve caráter descritivo-explicativo, por meio de pesquisa documental, com a coleta e análise do projeto pedagógico do curso em questão no sítio eletrônico oficial da instituição de ensino. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Verificou-se uma baixa presença dos conteúdos e/ou orientações pedagógicas a partir das metodologias ativas de aprendizagem, ainda que em algumas partes dos documentos e nas ementas de algumas disciplinas do eixo didático-pedagógico haja conteúdos que parecem se aproximar da concepção de aprendizagem ativa. Indica-se, por fim, sugestões de continuidade de estudos acerca desta temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Michelle-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372845638085633pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1577803583311860pt_BR
Aparece en las colecciones: SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAILSON_PEREIRA_TCC_Especialização_UNIVASF.pdfAs metodologias ativas de aprendizagem no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais639.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MSP_termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assina_240202_133239.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC275.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons