Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Ítalo-
dc.date.accessioned2024-01-25T17:18:15Z-
dc.date.available2024-01-25T17:18:15Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1126-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.subjectsala de aula invertidapt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjecthistória da artept_BR
dc.subjectestações de trempt_BR
dc.subjectlinha férreapt_BR
dc.titleRedescobrindo a História da Arte da Linha Férrea de Juazeiro a partir das Metodologias Ativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe em trazer um relato de como as Metodologias Ativas, por meio da Sala de Aula Invertida, podem auxiliar nas práticas pedagógicas na construção da relação de ensino aprendizagem, buscando redescobrir a História da Arte dos edifícios das estações de trem, partindo de ruínas de trilhos da linha férrea presente no bairro das/dos estudantes. Como método foi proposta uma discussão em sala de aula sobre a linha férrea, a partir desse ponto, propor análise teórica sobre a origem da estação de trem e relação com a memória da população local que conviveu nesse período. A partir das atividades propostas, a Sala de Aula Invertida coloca a/o estudante como protagonista, enquanto a/o docente adota a figura de mediador. Neste trabalho, a percepção de descobrir a história da arte das construções das estações de trem a partir da análise de uma ruína faz perceber como os elementos visuais presentes na urbe não são alheios e nem estão inseridos de forma aleatória, mas há uma história por trás daqueles elementos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Mariana-
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_%281%29_assinado.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC275.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Final ITALO 14.12 POS BANCA.pdfRedescobrindo a História da Arte da Linha Férrea de Juazeiro a partir das Metodologias Ativas495.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.