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dc.contributor.authorSouza, Jorge-
dc.date.accessioned2024-03-06T18:44:14Z-
dc.date.available2024-03-06T18:44:14Z-
dc.date.issued2024-01-27-
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dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1177-
dc.description.abstractThis article proposes a discussion on ongoing teacher education, highlighting the use and mobilization of Active Methodologies as a central element in this process. The adopted approach involves a theoretical analysis of these methodologies, with an emphasis on their application to the continued education of teachers, based on academic works that link these two themes. The main scope of the research is focused on the effects of these changes on the professional practice of teachers. The study reinforces the importance and protagonism of the teacher's role in the teaching-learning process. However, there is an evident need to reassess this role, moving away from the subjectification as "banking educators" and, instead, affirming the need for a transition to a role as mediators and facilitators in the process of constructing school knowledge.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.titleMetodologias ativas aplicadas à formação docente: um estudo teóricopt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies applied to teacher training: a theoretical studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo propõe uma discussão sobre a formação docente continuada, destacando a utilização e mobilização das Metodologias Ativas como um elemento central desse processo. A abordagem adotada consiste em realizar uma análise teórica dessas metodologias, com ênfase na sua aplicação à formação continuada de professores, a partir de trabalhos acadêmicos que articulam esses dois temas. O escopo principal da pesquisa está voltado para os efeitos dessas mudanças na prática profissional dos docentes. O estudo realizado reforça a importância e o protagonismo do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, observa-se a necessidade eminente de reavaliar esse papel, afastando-o da subjetivação como “educadores bancários” e, ao invés disso, ratificar a necessidade de transição para postura como mediadores e facilitadores no processo de construção do conhecimento escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Espíndula, Daniel-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1912-1171pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7007891373244427pt_BR
dc.contributor.authorIDhttp://orcid.org/0000-0003-3359-0783pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9074241885932743pt_BR
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