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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Geane Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-03-04T17:53:33Z-
dc.date.available2024-03-04T17:53:33Z-
dc.date.issued2024-02-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1174-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCantigas de rodapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleGamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de rodapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA alfabetização e o letramento é a base primordial na vida escolar da criança, pois não apenas abrem portas para a compreensão do conhecimento, como também capacitam os indivíduos a participarem plenamente da sociedade. Diante disso, é necessário desenvolver estratégias para se chegar à alfabetização e ao letramento pleno. Nesse caso, optou-se pelas cantigas de roda como conteúdo a ser trabalhado no processo pedagógico por ser importante na construção do saber na sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa em questão apresenta um relato de experiência em que integra cantigas de roda e gamificação, a fim de desenvolver a alfabetização e o letramento. Nesse processo de aprendizagem, destaca-se que a gamificação favorece e contribui com o ensino ao aprimorar habilidades como formar sílabas e palavras, ler e escrever. Esta pesquisa está embasada nos seguintes teóricos: Ferreira e Teberosky (1986), Freire (1991), Kishimoto (2005), Berbel (2011), Zabala (1998), Bonamino; Coscarelli; Franco (2002), os quais abordam temáticas como alfabetização e letramento, cantigas de roda e gamificação, além do uso e da aplicação de sequências didáticas. Para a realização das atividades, foram usados recursos tecnológicos como os computadores Chromebooks que foram vistos pelos alunos como uma nova possibilidade de aprendizagem prazerosa e divertida. Nessa experiência, destacou-se a relevância da sequência didática na organização do trabalho pedagógico. Ficou evidente que a gamificação com cantigas de roda não só facilita a compreensão dos conteúdos, como também os motivam a resolver e solucionar problemas de leitura e escrita. Assim, foi possível constatar que a articulação de estratégias pedagógicas torna o processo educativo significativo e contribui para o engajamento e o sucesso da aprendizagem do aluno na fase de alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Juliana G. da-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0157866181005145pt_BR
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