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https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Geane Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T17:53:33Z | - |
dc.date.available | 2024-03-04T17:53:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1174 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Cantigas de roda | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de roda | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A alfabetização e o letramento é a base primordial na vida escolar da criança, pois não apenas abrem portas para a compreensão do conhecimento, como também capacitam os indivíduos a participarem plenamente da sociedade. Diante disso, é necessário desenvolver estratégias para se chegar à alfabetização e ao letramento pleno. Nesse caso, optou-se pelas cantigas de roda como conteúdo a ser trabalhado no processo pedagógico por ser importante na construção do saber na sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa em questão apresenta um relato de experiência em que integra cantigas de roda e gamificação, a fim de desenvolver a alfabetização e o letramento. Nesse processo de aprendizagem, destaca-se que a gamificação favorece e contribui com o ensino ao aprimorar habilidades como formar sílabas e palavras, ler e escrever. Esta pesquisa está embasada nos seguintes teóricos: Ferreira e Teberosky (1986), Freire (1991), Kishimoto (2005), Berbel (2011), Zabala (1998), Bonamino; Coscarelli; Franco (2002), os quais abordam temáticas como alfabetização e letramento, cantigas de roda e gamificação, além do uso e da aplicação de sequências didáticas. Para a realização das atividades, foram usados recursos tecnológicos como os computadores Chromebooks que foram vistos pelos alunos como uma nova possibilidade de aprendizagem prazerosa e divertida. Nessa experiência, destacou-se a relevância da sequência didática na organização do trabalho pedagógico. Ficou evidente que a gamificação com cantigas de roda não só facilita a compreensão dos conteúdos, como também os motivam a resolver e solucionar problemas de leitura e escrita. Assim, foi possível constatar que a articulação de estratégias pedagógicas torna o processo educativo significativo e contribui para o engajamento e o sucesso da aprendizagem do aluno na fase de alfabetização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Juliana G. da | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0157866181005145 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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14TCC_-_GEANE_-_VF_assinado_%281%29_assinado_assinado.pdf | Gamificação como ferramenta ativa de aprendizagem articulada com as cantigas de roda | 757.64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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