Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, Luiz Victor de Almeida-
dc.date.accessioned2024-02-29T17:57:42Z-
dc.date.available2024-02-29T17:57:42Z-
dc.date.issued2023-12-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1173-
dc.description.abstractScience teaching has been based on the traditional model and it is urgent to change this model to active teaching-learning methodologies so that it is more aligned with the dynamics and transformation of this important area. In view of this question, the present work aims to search the literature for the use of active teaching-learning methodologies in Science and Biology in Brazil and abroad. To this end, a systematic review of the literature on the concept of active methodologies in the teaching of Science and Biology was carried out in the Web of Science (Main Collection – Clarivate Analytics), Scopus (Elsevier) and Google Scholar databases. The searches resulted in 10 articles. It was observed that most of the studies were conducted in Brazil (8) and two abroad. Of these studies, 60% were carried out in public schools, 60% with high school students, and the works were mostly published in 2021 and 2022. It is noted that the use of active methodologies is being done and in great variety, but the reports and experiences are not being published.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectLevantamento bibliográficopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem em Ciênciaspt_BR
dc.subjectMétodos ativospt_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino de ciências: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensino de Ciências vem sendo baseado no modelo tradicional e é urgente a mudança desse modelo para metodologias ativas de ensino-aprendizagem para que seja mais alinhada com a dinamicidade e transformação dessa importante área. Diante dessa indagação, o presente trabalho tem por objetivo buscar na literatura a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas Ciências e Biologia no Brasil e no exterior. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o conceito de metodologias ativas no ensino de Ciências e Biologia nas bases de dados Web of Science (Coleção Principal – Clarivate Analytics), Scopus (Elsevier) e Google Scholar. As buscas resultaram em 10 artigos. Observou-se que a maioria dos estudos foram realizados no Brasil (8) e dois no exterior. Desses trabalhos, 60% foram realizados em escolas da rede pública, 60% com alunos do ensino médio, sendo os trabalhos publicados em sua maioria nos anos de 2021 e 2022. Nota-se que a utilização das metodologias ativas está sendo feita e em grande variedade, mas os relatos e experiências não estão sendo publicadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Fabrício, Carvalho da Silva-
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_(1)_assinado_assinado.pdfTermo de autorização para disponibilidade111.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TCC_Luiz_Dantas.pdfMetodologias ativas no ensino de ciências: uma revisão sistemática456.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons