Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Pollyanna-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:32:38Z-
dc.date.available2024-02-26T19:32:38Z-
dc.date.issued2024-01-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas Docentespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.titleDesafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoRESUMO Na era contemporânea, as metodologias ativas destacam-se como estratégias inovadoras no processo educacional. No entanto, a implementação efetiva desses métodos em sala de aula emerge como um desafio significativo para os professore. Diante desse cenário, esse estudo se propõe a revisar os principais desafios enfrentados por docentes na implementação de metodologias ativas de ensinoaprendizagem. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, conduzida nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos Capes. Os resultados destacam que os obstáculos enfrentados pelos docentes na adoção de metodologias ativas estão fortemente relacionados à insegurança e resistência, muitas vezes vinculadas à formação recebida. A revisão também evidenciou lacunas na compreensão das técnicas, falta de modelos, resistência à mudança e limitações no domínio de conhecimentos básicos. Além disso, ressalta-se a necessidade de engajamento e ajustes nos currículos para acompanhar a era digital, visando promover maior autonomia dos estudantes. Por fim, é crucial aprimorar o processo formativo dos professores, superando abordagens unilaterais e tradicionais. As mudanças nos currículos e a promoção do engajamento docente emergem como elementos essenciais para uma integração eficaz das metodologias ativas no ambiente escolar. Essas conclusões oferecem insights valiosos para a contínua melhoria do ensino-aprendizagem, alinhando-o às demandas contemporâneas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Takenami, Iukary-
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PCF.pdfDesafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa323.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo-de-autorizacao_Pollyanna Farias_assinado_assinado.pdfTermo de autorização para disponibilidade115.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons