Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T19:24:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T19:24:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologias Ativas de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino a Distância | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.title | Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | As metodologias ativas não se constituem em uma técnica com um fim em si mesma, mas em ferramentas que, utilizadas corretamente, favorecem o protagonismo do estudante, estimulando o desenvolvimento de habilidades como autonomia, pensamento crítico, competências socioemocionais e criatividade em uma aprendizagem contextualizada. Assim, objetivou-se descrever como as metodologias ativas de ensino tem sido utilizada na educação a distância. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores: Educação a Distância and Aprendizagem Ativa, período entre 2018 e 2022, que estavam disponíveis na íntegra e em língua portuguesa. A amostra final foi de oito artigos, que evidenciaram vários temas transversais, como o impacto da pandemia nas instituições educacionais de ensino superior e na vida dos estudantes, e a necessidade de adaptação do método de ensino para o ensino remoto emergencial, o agravamento do impacto das desigualdades sociais nos estudos e as dificuldades de interação impostas pelos recursos tecnológicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Mariana Cavalcante | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9990855796067891 | pt_BR |
dc.contributor.authorID | 0000-0002-9549-3359 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7437223316019286 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_assinado.pdf | Termo de autorização para disponibilidade | 112.61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Yvone Tcc-em-formato-de-artigo 24.02 pós devolutiva.pdf | Uso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa | 292.04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons