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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Josiene Dias de-
dc.date.accessioned2024-02-20T21:36:26Z-
dc.date.available2024-02-20T21:36:26Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationALENCAR, R. F; PEREIRA, M. E. D; FEITOSA A. A. F. M. A. Modalidades didáticas diferenciadas como alternativas pedagógicas ao tradicional Ensino de Biologia. In: Educação para o Século XXI. Belo Horizonte: Poisson, 2018, v.2 cap. 13. BACICH, L.; MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BAHIA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Documento Curricular Referencial da Bahia. 2019. Disponível em: http://dcrb.educacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/DCRB-09_08_22_COM-MATRIZES.pdf . Acesso em: 06 de fevereiro de 2024. BAHIA. SECRETARIA DE CULTURA. Sistema de Informações do Patrimônio Cultural da Bahia. [s. d.]. Disponível em: http://patrimonio.ipac.ba.gov.br/territorio/piemonte-norte-do-itapicuru-2/ . Acesso em: 08 de fevereiro de 2024. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 12 de janeiro de 2024. BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? São Paulo: Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2009. BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Biologia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF,2000. DA SILVA, R. O; SOUZA, A. R S; PINTO, F. R. M. O uso das mídias digitais no ensino na área de linguagens e códigos da EJA da EEM Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios: uma ferramenta pedagógica e combate à evasão escolar. In: Educação para o Século XXI. Belo Horizonte: Poisson, 2018, v.2 cap. 22. DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Rio Grande do Sul: Revista Thema, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404 . Acesso em: 06 de janeiro de 2024. DOS SANTOS, R. O.; RUDNIK, R. M. L. Instagram e Educação: algumas considerações. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, 2022, v.27. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270099. Acesso em: 18 de janeiro de 2024. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz & Terra, 2018. Disponível em: GIGLIO, K. Comunicação, educação e tecnologia: espaços colaborativos digitais de ensino e aprendizagem. Revista Intersaberes, 2017. V.12, n. 26, p. 431-442, mai./ago. 2017. ISSN 1809-7286. GODOY, L.; AGNOLO, R. M. D.; MELO, W. C. Multiversos: ciências da natureza: movimentos e equilíbrios da natureza: ensino médio. São Paulo: Editora FTD, 2020. GODOY, L.; AGNOLO, R. M. D.; MELO, W. C. Multiversos: ciências da natureza: ciência, sociedade e ambiente: ensino médio. São Paulo: Editora FTD, 2020. LOPES, R. M. et al. Características gerais da aprendizagem baseada em problemas. In: LOPES, R. M.; FILHO, M. V. S.; ALVES, N. G. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019. v. 1, cap. 6, p.47-74. ISBN 978-85-66631-23-4. MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. (Org.) Ensino hibrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. cap. 1, p.21- 45. ISBN 978-85-8429-049-9. MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C.A. S.; MORALES, O. E. T. (Org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Vol. II. p.15-33. MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em: 06 de janeiro de 2024. MOTA, A. R.; ROSA, C. T. W. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Passo Fundo: Espaço Pedagógico, 2018. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8161. Acesso em: 08 de janeiro de 2024. MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; DE ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Vitória da Conquista: Revista Práx Educacional, 2021. Vol. 17. N. 48 NASCIMENTO, T. E. do.; COUTINHO, C. Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de Ciências. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Santiago: Multiciência online, 2016. Disponível em: http://urisantiago.br/multicienciaonline/?daf=artigo&id=51 . Acesso em: 12 de janeiro de 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1163-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleAs redes sociais em uma perspectiva de metodologia ativa para o ensino de biologia: relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDiante das transformações da sociedade contemporânea advindas do desenvolvimento tecnológico, da necessidade de inovações no cenário educativo, o presente artigo tem por objetivo geral, relatar uma experiência utilizando o Instagram em uma perspectiva de Metodologia Ativa no Ensino de Biologia, bem como evidenciar o papel ativo das redes sociais na educação. A atividade foi desenvolvida em uma Escola Estadual no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, Estado da Bahia, em 6 turmas de 2° ano do Ensino Médio na modalidade de ensino regular. Trata-se de um relato de experiência, no qual a metodologia consistiu em revisão da literatura para construção do arcabouço teórico e descrição do passo a passo da prática pedagógica, baseada em realizar postagens de vários temas da disciplina de Biologia em uma página criada no Instagram, afim de promover a divulgação e aprofundamento do conhecimento visto em sala de aula. Os temas foram sorteados entre diferentes grupos, e a ordem das postagens seguiu um cronograma. Os resultados mostraram a ativa participação dos estudantes, ficando evidente que, o uso do Instagram como ferramenta de ensino-aprendizagem, promove diversos princípios basilares das Metodologias Ativas propostos por Diesel, Baldez e Martins (2017), a saber: aluno ativo, autonomia, inovação, motivação, problematização da realidade, reflexão, trabalho em equipe e professor medidor/facilitador. Através da observação, conclui-se que a inserção das redes sociais é vantajosa para a educação. Visto que, essas transformam as metodologias de ensino e trazem engajamento e motivação para os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programCURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Francisco Ricardo Miranda-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0771-6266pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3045693095467045pt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0003-1192-2708pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8431217155233302pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

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ARTIGO - JOSIENE DIAS DE SOUZA15022024.pdfAs redes sociais em uma perspectiva de metodologia ativa para o ensino de biologia: relato de experiência680.99 kBAdobe PDFThumbnail
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