Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1152
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Nájila Roberta dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T23:26:57Z | - |
dc.date.available | 2024-02-15T23:26:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1152 | - |
dc.description.abstract | Active methodologies gained prominence in the educational sphere and brought transformations to the role of the teacher in the classroom, as the student became the builder of their own knowledge. Therefore, this work aimed to analyze the contributions of applying active methodologies in the teaching and learning process in the early years of elementary school. The study focused on understanding the teacher as a mediator and the possible active methodologies used in the learning process. Based on the qualitative method, using a bibliographical approach, followed by the analysis of data found on the topic. Some authors researched on the topic were: Berbel (2011), Freire (2000), Moran (2008), Moreira (2012), Rego (2011), Souza (2003), among others who contributed to the construction of the article. Therefore, it is concluded that active methodologies properly worked on in elementary education I contribute significantly to student learning, and the need for planning by the teacher who has come to be identified as a mediator in the teaching and learning process, since, the student is the protagonist in the production of knowledge. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aluno Protagonista | pt_BR |
dc.subject | Student Protagonist | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento Prévio | pt_BR |
dc.subject | Previous knowledge | pt_BR |
dc.subject | Professor Mediador | pt_BR |
dc.subject | Mediator Teacher | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Active Methodologies | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas no processo de ensino - aprendizagem no ensino fundamental i (anos iniciais) | pt_BR |
dc.title.alternative | Active methodologies in the teaching-learning process in elementary education i (initials years) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | As metodologias ativas ganharam destaque no âmbito educacional e trouxeram transformações para o papel do professor na sala de aula, visto que o aluno passou a ser construtor do seu próprio conhecimento. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da aplicação das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo focou em entender o professor como mediador e as possíveis metodologias ativas utilizadas no processo de aprendizagem. Baseando-se no método qualitativo, utilizando uma abordagem bibliográfica, seguida da análise dos dados encontrados sobre o tema. Alguns autores pesquisados sobre o tema foram: Berbel (2011), Freire (2000), Moran (2008), Moreira (2012), Rego (2011), Souza (2003), entre outros que contribuíram para a construção do artigo. Sendo assim, conclui-se que as metodologias ativas devidamente trabalhadas no ensino fundamental I contribuem de forma significativa para aprendizagem do aluno, e a necessidade do planejamento do professor que passou a ser identificado como mediador no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, o aluno é protagonista na produção do conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barreto, Ivan Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2123763139163964 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9345440399789682 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo- Final (1).2.pdf | Metodologias ativas no processo de ensino - aprendizagem no ensino fundamental i (anos iniciais) | 300.63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
termo_(1)_assinado_assinado N.pdf | Termo de autorização para disponibilidade | 195.3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons