Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1150
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Kalliny Mirella Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T19:40:54Z | - |
dc.date.available | 2024-02-15T19:40:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1150 | - |
dc.description.abstract | Higher education in the health area requires approaches aimed at reality and the contexts in which future professionals will be inserted, requiring changes in the teaching-learning process in order to embrace new pedagogical trends that are guided by the training of a critical professional -reflective. The use of active methods, such as the problematization methodology with the Maguerez Arc, is considered a unique strategy for effective learning based on observation of reality, scientific basis and elaboration of solution hypotheses to apply to the context in which the problems were identified. This is an experience report that aimed to present the contributions of the Maguerez arc in the training of nursing graduates based on the reflection of the problems identified during their experience as users of the Unified Health System. The proposal emerged from the discipline entitled “ Management of Health Systems and Services” offered by Faculdade Uninassau de Petrolina - PE, in the period between May and June 2023. The experience based on the pedagogical proposal of the five stages of the Maguerez arc, resulted in the realistic presentation of different hypotheses of solution developed to improve the practices of nursing teams at different levels of care in the Unified Health System. Given the above, it is understood that the application of the Maguerez arc in nursing graduation is a significant methodology for academics' learning from of theoretical-practical association, enabling the expansion of their understanding of active methodologies, considering the impacts of immersion in experience for the improvement of future health professionals. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
dc.title | Metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: aplicação no processo de ensino-aprendizagem no curso de enfermagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação superior na área da saúde exige abordagens direcionadas para a realidade e os contextos aos quais os futuros profissionais estarão inseridos, sendo necessário mudanças no processo de ensino-aprendizagem de forma a abarcar as novas tendências pedagógicas que são norteadas pela formação de um profissional crítico-reflexivo. O uso de métodos ativos, como a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, é considerado uma estratégia singular para o efetivo aprendizado a partir da observação da realidade, embasamento científico e elaboração de hipóteses de solução para aplicar ao contexto em que os problemas foram identificados. Trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as contribuições do arco de Maguerez na formação de graduandos em enfermagem a partir da reflexão dos problemas identificados durante a experiência enquanto usuários do Sistema Único de Saúde. A proposta emergiu da disciplina intitulada “Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde” ofertada pela Faculdade Uninassau de Petrolina - PE, no período entre maio e junho de 2023. A experiência vivida a partir da proposta pedagógica das cinco etapas do arco de Maguerez, resultou na apresentação realística de diferentes hipóteses de solução desenvolvidas para melhorar as práticas das equipes de enfermagem de diferentes níveis de atenção do Sistema Único de Saúde. Dado o exposto, entende-se que a aplicação do arco de Maguerez na graduação de enfermagem é uma metodologia significativa para o aprendizado dos acadêmicos a partir da associação teórico-prática, possibilitando a ampliação de suas compreensões sobre metodologias ativas, tendo em vista os impactos da imersão na experiência para o aprimoramento do futuro profissional de saúde. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Michelle Christini Araujo | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8442673390360375 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kalliny_met_ativas_assinado_240125_133513 (1).pdf | Termo de Autorização para Disponibilidade de TCC | 88.53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
TCC PÓS MET ATIVAS.pdf | Metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: aplicação no processo de ensino-aprendizagem no curso de enfermagem | 624.54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons