Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Jacinaldo João | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T18:04:41Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T18:04:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1145 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Rede Social Digital Facebook. | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.title | O uso do facebook como proposta pedagógica para a aprendizagem do conteúdo caatinga no ensino de ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of facebook as a pedagogical proposal for learning caatinga content in teaching sciences | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, apresentamos uma sugestão de atividade pedagógica por meio do uso das tecnologias digitais, como, por exemplo, a rede social digital Facebook, pois o uso dela tem se tornado muito recorrente em práticas pedagógicas para a educação básica. Assim sendo, esta aserção foi elaborada direcionada para turma do 7º ano, tendo como objetivo facilitar o aprendizado através da possibilidade de se associar o conteúdo Caatinga na componente Ciências da Natureza com o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, sendo a ferramenta sugerida nesta concepção o Facebook por ser de fácil acesso e usada por grande parte dos estudantes. Desta forma, essa proposta é direcionada para o tema Caatinga, para o qual sugere-se a divisão do conteúdo referente ao bioma em quatro categorias. Propõe-se, ainda, a divisão da turma em quatro grupos, a fim de que se crie um perfil para cada equipe no Facebook para realização de postagens e interações nas publicações dos demais referentes à categoria designada a cada grupo, conforme orientações do docente. Detalha-se que os representantes de cada perfil devem realizar postagens e interagir nas publicações dos demais, conforme orientações, acontecendo, dessa forma, interação e, consequentemente, aprendizagem dos envolvidos. Isto posto, espera-se que essa proposta possa incentivar os docentes a desenvolverem atividades com o uso das tecnologias digitais, possibilitando aos alunos interagirem entre eles de forma mais prazerosa por estarem na rede social e aprenderem com mais facilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Erikson de Carvalho | - |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0002-8578-817X | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9904794053180276 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_-_Jacinaldo_Metodologias ativas _ definitivo.pdf | O uso do facebook como proposta pedagógica para a aprendizagem do conteúdo caatinga no ensino de ciências | 493.09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_28129_assinado.pdf | Termo de Autorização para Disponibilidade de TCC | 344.12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.