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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Luiz Carlos-
dc.contributor.authorRibeiro, L. C. A.-
dc.date.accessioned2024-01-27T00:16:47Z-
dc.date.available2024-01-27T00:16:47Z-
dc.date.issued2024-01-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1129-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.subjectComplexo Integrado de Educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMultisseriaçãopt_BR
dc.titleEstações dos saberes: um componente curricular em construção lastreado nas Metodologias Ativapt_BR
dc.title.alternativeSeasons of knowledge: a curricular component under construction backed by Active Methodologiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs Estações dos Saberes, experiência pedagógica desenvolvida no Complexo Integrado de Educação de Itabuna CIEI, entre os anos de 2015 e 2016, saíram da condição de uma práxis pedagógica executada dentro de uma lógica libertária da grade curricular para a condição de componente curricular e como uma Metodologia Ativa da Aprendizagem, conforme o DCRB do Ensino Médio da Bahia, no ano de 2022. O presente estudo tem como objetivo verificar se as Estações dos Saberes a partir dos métodos praticados, organização didática e epistemologias, podem ser consideradas como um componente curricular de fulcro Metodológico Ativo de Aprendizagem. A metodologia para alcançar o objetivo elencado passou por revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas e sobre as Estações dos Saberes. Análise de planejamentos pedagógicos dos professores do CIEI que tinham em sua carga horária Estações dos Saberes. Foram selecionados cinco métodos ativos de aprendizagem a partir dos estudados na especialização em Metodologias Ativas UNIVASF, 2022-2023. A análise dos documentos selecionados não deixou claro para nós, a práxis das Estações dos Saberes como uma Metodologia Ativa, antes sim, um espaço-tempo com fortes possibilidades. O próprio DCRB que elenca tal propositura não se aprofunda nessa sustentação teórica. Existem intencionalidades na sua práxis, mas, ainda há um longo percurso a ser trilhado para que se possa afirmar que as Estações dos Saberes são de fato componentes curriculares estruturados e fundamentados nas Metodologias Ativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programMetodologias Ativas da Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpq7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino.pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, M. S. de S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566377803271737pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0633589486938684pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

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