Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Augusto Santana Palma-
dc.date.accessioned2024-01-22T18:44:48Z-
dc.date.available2024-01-22T18:44:48Z-
dc.date.issued2024-01-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1116-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectRevisionpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleMetodologias ativas e ensino-aprendizagem de língua brasileira de sinais (libras) em saúde: revisão de escopo e proposta de frameworkpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoConduziu-se uma revisão de escopo visando a identificação de estudos envolvendo ouso de estratégias ativas no ensino da Língua Brasileira de Sinais(Libras) em cenários da saúde. Adotaram-se as recomendações do Instituto Joanna Briggs, com buscas realizadas em cinco bases de dados e seis periódicos envolvendo estratégias relacionadas a estratégias ativas (incluindo Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) e Libras. Oito manuscritos, publicados sob a forma de relatos de experiência, estudos de revisão e pesquisas originais, compõem a amostra final. Os manuscritos envolveram cursos de Enfermagem e Medicina e as estratégias Aprendizagem Baseada em Problemas e Dramatização. Vídeos foram a tecnologia prevalente. O desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, assim como as impressões do público-alvo às estratégias adotadas e à relevância atribuída ao conteúdo foram os principais indicadores avaliados. Estes resultados evidenciam lacunas, gargalos e contradições envolvendo a formação e qualificação profissional em saúde no atendimento do indivíduo Surdo. Visando suprir estas fragilidades e orientar práticas e práxis baseadas em evidências, propõe-se um framework voltado à condução de futuras pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Dailza Araújo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0537-076Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7189901485894854pt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-6332-0402pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1430125694492574pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Augusto_Silva_Final.pdfMetodologias ativas e ensino-aprendizagem de língua brasileira de sinais (libras) em saúde: revisão de escopo e proposta de framework591.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Augusto_termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_29_assinado_assinado.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC133.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.