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dc.contributor.authorMacedo, Valdinei Costa de-
dc.date.accessioned2023-10-11T18:17:34Z-
dc.date.available2023-10-11T18:17:34Z-
dc.date.issued2018-05-25-
dc.identifier.citationMACEDO, Valdinei Costa de. Abandono e evasão escolar no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual. 2018. 1 CDpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/982-
dc.description.abstractThis article is the result of a research on the problem of dropout and dropout in high school. The purpose of this study is to analyze the reasons that led some students from the 1st year of high school to leave the school year (2016) of a state school in the city of Senhor do Bonfim-BA, as well as to identify the number of students who have escaped during this same period. The reason for which the subjects of this phase were analyzed was due to the high national dropout rate and also the high dropout rate in the 4 classes of the first year of the school. The collected data were approached in a qualitative way and obtained through an information survey done at the school office and with a semistructured questionnaire applied to 11 students who left the school year. In total, 32 students dropped out and 21 dropped out, it is noteworthy that, unlike drop-out avoidance, the student reenrolled the following year. Of the 32 students who leave only 11 to accept to participate the rest was not located or did not accept to participate. In order to base the construction of the work, we used some researches by some authors that study the factors and consequences of the problem in question, as well as what has been done within the scope of public policies and actions. The main factors found in the survey, which led to the abandonment, were imminent disapprovals and lack of interest. There were also reasons related to pregnancy and job search. It was also noted that all students evaded in 2017, and the majority who dropped out, were aged beyond the recommended grade level. It was observed from the amount of abandonment, evasions and the lag in the grade-age of the students that the school needs urgent actions in relation to the problem researched.pt_BR
dc.subjectAbandono e Evasão Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleAbandono e evasão escolar no 1º ano do ensino médio em uma escola estadualpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.identifier.doi11.1111.1-
dc.description.resumoEste artigo é resultado de uma pesquisa sobre a problemática do abandono e da evasão escolar no Ensino Médio. Tem como objetivo analisar os motivos que levaram alguns discentes do 1º ano do Ensino Médio a abandonarem o ano letivo (2016) de uma escola estadual na cidade de Senhor do Bonfim-BA, como também identificar a quantidade de alunos que evadiram neste mesmo período. O motivo pelo qual buscou-se analisar os sujeitos da referida fase, foi devido ao alto índice nacional de abandono escolar e também pelo índice elevado de abandonos e evasões nas 4 turmas do 1º ano da referida escola. Os dados coletados foram abordados de forma qualitativa e obtidos através de um levantamento de informações feito na secretaria da escola e com um questionário semiestruturado aplicado a 11 alunos que abandonaram o ano letivo. No total, 32 alunos abandonaram e 21 evadiram, vale ressaltar que diferentemente da evasão no abandono o aluno volta a se matricular no ano seguinte. Dos 32 aluno que abandonam apenas 11 aceitar em participar o restante não foi localizado ou não aceitou em participar. Para embasar a construção do trabalho foram utilizadas algumas pesquisas de alguns autores que estudam os fatores e as consequências da problemática em questão, como também o que se tem feito no âmbito de ações e políticas públicas. Os principais fatores encontrados na pesquisa, que levaram ao abandono, foram as iminentes reprovações e a falta de interesse. Constatou-se também motivos relacionados à gravidez e busca por trabalho. Notou-se também que todos os alunos evadidos em 2016, e a maioria que abandonou, estavam com a idade fora da recomendada para cursar o respectivo nível de ensino. Ficou constatado a partir da quantidade de abandono, evasões e da defasagem na idade-série dos alunos que a escola precisa urgente de ações em relação ao problema pesquisado.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.audience.educationlevelNível Superiorpt_BR
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