Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Carlos Henrique Sousa de-
dc.date.accessioned2024-06-26T20:05:17Z-
dc.date.available2024-06-26T20:05:17Z-
dc.date.issued2024-01-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1241-
dc.description.abstractWorkplace demands are constantly evolving; however, the education system often struggles to keep up with this progress. In the professional landscape, there is a growing demand for individuals with problem-solving skills. Thus, there is a need to develop new teaching methodologies that encourage students to be motivated, show interest, and acquire the ability to face challenges. In this context, Problem-Based Learning (PBL) has emerged as an effective methodology to address these issues. Therefore, the aim of this study is to highlight how the implementation of PBL can add value and make a difference in the teaching of various areas of Veterinary Medicine. This review has the guiding question: "How can the use of Problem-Based Learning contribute to Veterinary Medicine education?" The databases used were Science Direct, MEDLINE/PubMed, and SciELO, and article selection was conducted using the Start software. The searches returned a total of 77 articles. The PBL method was recommended by all analyzed studies and proved effective in motivating students, developing various skills, and enabling student autonomy in knowledge construction. However, some limitations related to familiarity with the method were reported, reinforcing the need for exploration and improvement in non-traditional methodologies by education professionals, aiming for a transformation in the educational landscape.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectMedicina Veterináriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectVeterinary Medicinept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problema no ensino da medicina veterinária: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs exigências do mercado de trabalho estão em constante evolução, no entanto, o sistema de ensino frequentemente enfrenta desafios para acompanhar esse progresso. No cenário profissional, há uma crescente demanda por indivíduos com a habilidade de resolver problemas. Assim, surge a necessidade de desenvolver novas metodologias de ensino que incentivem os estudantes a se motivarem, demonstrarem interesse e adquirirem a capacidade de enfrentar desafios. Dentro desse contexto, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem se destacado como uma metodologia eficaz para abordar essas questões. Portanto, o objetivo deste trabalho é evidenciar como a implementação da ABP pode agregar valor e fazer a diferença no ensino das diversas áreas da Medicina Veterinária. Esta revisão tem como pergunta norteadora: “Como o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas pode contribuir para o ensino da Medicina Veterinária?''. As bases de dados utilizadas foram Science Direct, MEDLINE/PubMed e SciELO, e a seleção dos artigos foi conduzida com auxílio do software Start. A pesquisas retornaram um total de 77 artigos. O método de ABP foi recomendado por todos os trabalhos analisados e se mostrou eficaz motivando os estudantes, desenvolvendo diversas habilidades e possibilitando a autonomia dos alunos na construção do conhecimento. Todavia, algumas limitações inerentes a familiarização com o método foram relatadas, reforçando a necessidade de uma busca e aperfeiçoamento em metodologias não tradicionais por parte dos profissionais da educação, visando uma transformação no cenário educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Takenami, Iukary Oliveira-
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CHSM.pdfAprendizagem baseada em problema no ensino da medicina veterinária: uma revisão de literatura276.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_assinado (1).pdfTermo de autorizaçao para disponibilidade130.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.