Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Tamires Cordeiro-
dc.contributor.authorSouza, Thayssa Carvalho-
dc.date.accessioned2024-04-26T23:07:12Z-
dc.date.available2024-04-26T23:07:12Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1221-
dc.description.abstractActive methodologies are teaching strategies that involve students in a participatory way, encouraging the active construction of knowledge. By adopting active approaches, educators can promote greater student engagement, encourage critical thinking, facilitate the practical application of knowledge, and promote interpersonal skills. Given the above, this article aims to investigate the use of active methodologies in engineering courses and their challenges during the implementation of the method. The phenomenon in question, that is, the adoption of active teaching methodologies, was analyzed due to the growing search for more effective and engaging pedagogical approaches in higher education, especially in fields as complex and practical as engineering courses. The integrative review examined and synthesized 15 articles that offered an analytical view of educational practices in engineering that incorporate active methodologies, highlighting the specific challenges that educators face when applying these teaching-learning methods. The results showed that the use of active methodologies in the engineering course presents specific challenges that require attention and adaptive strategies for effective implementation. One of the main challenges lies in the complexity of the technical content, characteristic of these disciplines. The theoretical and practical nature of engineering requires a pedagogical approach that integrates knowledge in an in-depth way, which can be challenging when employing active methodologies. The results of this study indicate that by recognizing and addressing the identified challenges, the university community can move towards more effective practices, preparing students not only with technical knowledge, but also with practical skills and an active and reflective approach to learning.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectDesafios educacionaispt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEducational Challengespt_BR
dc.subjectEngineeringpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titleUso de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem em cursos de engenharia: revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Adriana Moreno Costa-
dc.description.resumoAs metodologias ativas são estratégias de ensino que envolvem os alunos de forma participativa, estimulando a construção ativa do conhecimento. Ao adotar abordagens ativas, os educadores podem promover maior engajamento dos alunos, estimular o pensamento crítico, facilitar a aplicação prática dos conhecimentos e promover habilidades interpessoais. Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo investigar a utilização de metodologias ativas nos cursos de engenharia e seus desafios durante a execução do método. O fenômeno em questão, ou seja, a adoção de metodologias ativas de ensino, foi analisado devido à crescente busca por abordagens pedagógicas mais eficazes e engajadoras no ensino superior, especialmente em campos tão complexos e práticos como os cursos de engenharia. A revisão integrativa examinou e sintetizou 15 artigos que ofereceram uma visão analítica das práticas educacionais em engenharia que incorporam metodologias ativas, pontuando os desafios específicos que os educadores enfrentam ao aplicar esses métodos de ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que o uso de metodologias ativas no curso de engenharia apresenta desafios específicos que requerem atenção e estratégias adaptativas para uma implementação eficaz. Um dos principais desafios reside na complexidade dos conteúdos técnicos, característicos dessas disciplinas. A natureza teórica e prática da engenharia exige uma abordagem pedagógica que integre conhecimentos de forma aprofundada, o que pode ser desafiador ao empregar metodologias ativas. Os resultados desse estudo apontam que ao reconhecer e abordar os desafios identificados, a comunidade universitária pode avançar em direção a práticas mais eficazes, preparando os estudantes não apenas com conhecimento técnico, mas também com habilidades práticas e uma abordagem ativa e reflexiva em relação ao aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Moreno, Thiago de Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4905413810325333pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2774178793331631pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5879349527040555pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0371416357269710pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO_DE_AUTORIZACAO_DE_DISPONIBILIDADE_assinado_assinado_assinado.pdfTermo de autorização para disponibilidade198.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_THAYSSA_E_TAMIRES_Versao_final_assinado.pdfUso de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem em cursos de engenharia: revisão integrativa601.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons