Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Jaqueline Jesus dos Santos-
dc.date.accessioned2024-04-24T21:43:58Z-
dc.date.available2024-04-24T21:43:58Z-
dc.date.issued2024-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1220-
dc.description.abstractProfessional and Technological Education is a teaching modality that significantly contributes to the insertion of various professionals into the world of work, both in the health area and in other spheres of education. The technical course in radiology is offered as an opportunity in which the student can develop a series of skills such as knowledge related to human anatomy and physiology, solving problem situations, teamwork, information and communication technologies and professional ethics. Teaching based on Active Methodologies with the help of Educational Technologies was chosen as a tool capable of providing support for teaching-learning. Thus, the objective of this study was to report, in the light of meaningful learning, the use of educational technologies and the applicability of Active Methodologies in the teaching-learning process in a radiology technical course. The present study is an experience report, as descriptive qualitative research, referring to two periods, from September 5th to October 3rd, 2022 and July 19th to September 20th, 2023. With the reflections arising from the experience in the specialization, it was possible to insert some active methodologies into the classroom as a teacher, such as kahoot, mind map, word cloud (brainstorming), case studies and team activities, etc. It is clear with the use of such methodologies that there is certainly still a long way to go when it comes to the use of active methodologies in a reality marked by the hegemonic traditionalism of teaching practices. Furthermore, the students showed good acceptance, developing their ability to think, interact and express themselves in different everyday contexts.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectMetodologias Ativas.pt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionais.pt_BR
dc.subjectSaúde.pt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa.pt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.titleUso de metodologias ativas e as tecnologias educacionais em curso técnico de radiologia, a perspectiva docente: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeUse of active methodologies and educational technologies in a radiology technical course, from the teacher’s perspective: an experience reportpt_BR
dc.title.alternativeUso de metodologías activas y tecnologías educativas en un curso técnico de radiología, desde la perspectiva docente: un reporte de experienciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade de ensino que contribui significativamente para a inserção de diversos profissionais no mundo do trabalho, tanto na área da saúde como em outras esferas do ensino. O curso técnico em radiologia é tido como uma oportunidade em que o aluno pode desenvolver uma série de habilidades como saberes relacionados à anatomia e fisiologia humana, resolução de situações-problemas, trabalho em equipe, tecnologias da informação e da comunicação e ética profissional. O ensino baseado nas Metodologias Ativas com o auxílio das Tecnologias Educacionais foi escolhido como ferramenta capaz de fornecer um suporte para o ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo desse estudo foi relatar, à luz da aprendizagem significativa, o uso de tecnologias educacionais e a aplicabilidade das Metodologias Ativas no processo de ensino-aprendizagem em curso técnico de radiologia. O presente estudo trata-se do relato de experiência, na qualidade de pesquisa qualitativa descritiva, refere-se a dois períodos, de 05 de setembro à 03 de outubro de 2022 e 19 de julho à 20 de setembro de 2023. Com as reflexões advindas da experiência na especialização foi possível inserir na sala de aula como docente algumas metodologias ativas, como o kahoot, mapa mental, nuvem de palavras (brainstorming), estudo de casos e atividade em equipe e o quis. Ficando claro com o uso de tais metodologias que certamente ainda há um caminho longo a percorrer quando o assunto é a utilização das metodologias ativas em uma realidade marcada pelo tradicionalismo hegemônico das práticas de ensino. Para além disso os discentes apresentaram boa aceitação, desenvolvendo sua capacidade de pensar, interagir e se expressar diante dos diferentes contextos do dia a dia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Amanda Maria Villas Boas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2539194612823650pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9995438260392856pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CURSO TÉCNICO DE RADIOLOGIA A PERSPECTIVA DOCENTE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.pdfUso de metodologias ativas e as tecnologias educacionais em curso técnico de radiologia, a perspectiva docente: um relato de experiência343.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_assinado.pdfTermo de autorização para disponibilidade131.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons