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dc.contributor.authorNogueira, Dialles-
dc.date.accessioned2024-04-03T18:31:39Z-
dc.date.available2024-04-03T18:31:39Z-
dc.date.issued2024-01-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1191-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.subjectactive methodologiespt_BR
dc.subjectaprendizagem interativapt_BR
dc.subjectmapas conceituaispt_BR
dc.subjectinteractive learningpt_BR
dc.subjectconcept mapspt_BR
dc.titleMapas conceituais enquanto ferramenta de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como escopo analisar os mapas conceituais enquanto ferramenta de ensino na docência superior. Adicionalmente, busca compreender as vantagens de combinar metodologias ativas com métodos tradicionais de ensino, bem como elencar pontos positivos e negativos da metodologia em questão e, por fim, apresentar sites e aplicativas que auxiliam professores e alunos na construção de mapas conceituais. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, na qual se buscou discutir a problemática com base em referenciais teóricos, publicados em livros e revistas científicas, com periódicos voltados para a educação, bem como para o ensino baseado em metodologias ativas. Durante o intercorrer do artigo, verificou-se que a combinação de metodologias ativas e métodos tradicionais pode ajudar a superar resistências à mudança na docência do ensino superior, pois permite uma transição gradual para abordagens mais inovadoras. Nesse ponto, há diversos tipos de metodologias ativas que podem ser aplicadas no ensino superior, combinadas ao ensino tradicional, como a utilização de mapas conceituais. Quanto à vantagem de se utilizar tal metodologia, destaca-se experiências de aprendizagem mais significativas e de maneira mais efetiva no processo educacional, bem como uma visão integrada do assunto e como ponto negativo, destaca-se resistência à mudança por parte de alguns professores e alunos. Por fim, para auxílio no ensino-aprendizagem através da utilização de mapas conceituais, tanto o professor quando os alunos, podem recorrer a ferramentas de tecnologia para construção de MC como o XMind, Coggle, MindMeister, dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marcelo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1196-7383pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes8566377803271737pt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-5708-1900pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7451160611438346pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

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Doc - TCC - Metodologias Ativas - UNIVASF 2022.2 - Dialles Nogueira Barros (3).pdfMapas conceituais enquanto ferramenta de ensino430.48 kBAdobe PDFThumbnail
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