Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Elaine Fernanda dos-
dc.date.accessioned2024-03-06T18:34:20Z-
dc.date.available2024-03-06T18:34:20Z-
dc.date.issued2024-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1176-
dc.description.abstractScience and Biology teaching has transformed in recent years, and demands of today's teaching and learning process have highlighted the importance of innovative strategies, approaches and methodologies. A Problem-based learning (PBL) is an active methodology that comes being used and studied by many researchers. Therefore, the objective general purpose of this study is to characterize research on Learning Based Problems (PBL) in the teaching of Science and Biology in basic education, within the scope of dissertation and theses research in the Brazilian context. Methodologically, we used a systematic literature review, following the PRISMA protocol. We found 17 dissertations that address the topic in the area. Based on In our analyses, we outline a general characterization of the studies, identifying that there are regions in evidence in the production of work in the area, with highlighting the Southeast region. Different theoretical-methodological perspectives were observed in discussions about PBL, in addition to the models used and adapted by the authors to meet the demands of the public in question. A combination of different strategies with PBL was another highlighted element by our analysis. Therefore, it is considered that other paths need to be explored in proposing new studies to disseminate and expand the potential of using PBL in teaching Science and Biology in education basic.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectScience Educationpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectProblem-Based Learningpt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas (PBL) no ensino de ciências e biologia na educação básica: uma revisão sistemática com base na análise de dissertações e teses brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeProblem-based learning (PBL) in teaching science and biology in basic education: a systematic review based on the analysis of Brazilian dissertations and thesespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensino de Ciências e Biologia tem se transformado nos últimos anos, e as exigências do processo de ensino e aprendizagem da atualidade têm evidenciado a importância de estratégias, abordagens e metodologias inovadoras. A aprendizagem baseada em problemas (PBL) é uma metodologia ativa que vem sendo utilizada e estudada por muitos pesquisadores. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo é caracterizar as pesquisas sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no ensino de Ciências e Biologia na educação básica, no âmbito das pesquisas de dissertações e teses no contexto brasileiro. Metodologicamente, utilizamos a revisão sistemática de literatura, seguindo o protocolo PRISMA. Encontramos 17 dissertações que abordam a temática na área. Com base nas nossas análises, traçamos uma caracterização geral dos estudos, identificando que existem regiões em evidência na produção de trabalhos na área, com destaque para a região Sudeste. Diferentes perspectivas teórico-metodológicas foram observadas nas discussões sobre o PBL, além dos modelos usados e adaptados pelos autores para atender às demandas do público em questão. A combinação de diferentes estratégias com o PBL foi outro elemento destacado pela nossa análise. Dessa forma, considera-se que outros caminhos precisam ser exploradas na proposição de novos estudos para difundir e ampliar a potencialidade da utilização do PBL no ensino de Ciências e Biologia na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programCurso de pós-graduação em metodologias ativaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Erikson de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733927428755194pt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0003-4242-2431pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8499882428670494pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo TCC - Elaine Fernanda.pdfTermo de autorização para disponibilidade111.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Elaine Fernanda - oficial.pdfAprendizagem baseada em problemas (PBL) no ensino de ciências e biologia na educação básica: uma revisão sistemática com base na análise de dissertações e teses brasileiras455.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.