Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Pollyanna | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T19:32:38Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T19:32:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1168 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas Docentes | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.title | Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | RESUMO Na era contemporânea, as metodologias ativas destacam-se como estratégias inovadoras no processo educacional. No entanto, a implementação efetiva desses métodos em sala de aula emerge como um desafio significativo para os professore. Diante desse cenário, esse estudo se propõe a revisar os principais desafios enfrentados por docentes na implementação de metodologias ativas de ensinoaprendizagem. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, conduzida nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Portal de Periódicos Capes. Os resultados destacam que os obstáculos enfrentados pelos docentes na adoção de metodologias ativas estão fortemente relacionados à insegurança e resistência, muitas vezes vinculadas à formação recebida. A revisão também evidenciou lacunas na compreensão das técnicas, falta de modelos, resistência à mudança e limitações no domínio de conhecimentos básicos. Além disso, ressalta-se a necessidade de engajamento e ajustes nos currículos para acompanhar a era digital, visando promover maior autonomia dos estudantes. Por fim, é crucial aprimorar o processo formativo dos professores, superando abordagens unilaterais e tradicionais. As mudanças nos currículos e a promoção do engajamento docente emergem como elementos essenciais para uma integração eficaz das metodologias ativas no ambiente escolar. Essas conclusões oferecem insights valiosos para a contínua melhoria do ensino-aprendizagem, alinhando-o às demandas contemporâneas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Takenami, Iukary | - |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_PCF.pdf | Desafios na aplicação de metodologias ativas por docentes da educação básica: uma revisão narrativa | 323.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo-de-autorizacao_Pollyanna Farias_assinado_assinado.pdf | Termo de autorização para disponibilidade | 115.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons