Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSciola, Yvone Aparecida Estevam de Souza Campos-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:24:43Z-
dc.date.available2024-02-26T19:24:43Z-
dc.date.issued2024-01-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1167-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias Ativas de Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino a Distânciapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.titleUso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs metodologias ativas não se constituem em uma técnica com um fim em si mesma, mas em ferramentas que, utilizadas corretamente, favorecem o protagonismo do estudante, estimulando o desenvolvimento de habilidades como autonomia, pensamento crítico, competências socioemocionais e criatividade em uma aprendizagem contextualizada. Assim, objetivou-se descrever como as metodologias ativas de ensino tem sido utilizada na educação a distância. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores: Educação a Distância and Aprendizagem Ativa, período entre 2018 e 2022, que estavam disponíveis na íntegra e em língua portuguesa. A amostra final foi de oito artigos, que evidenciaram vários temas transversais, como o impacto da pandemia nas instituições educacionais de ensino superior e na vida dos estudantes, e a necessidade de adaptação do método de ensino para o ensino remoto emergencial, o agravamento do impacto das desigualdades sociais nos estudos e as dificuldades de interação impostas pelos recursos tecnológicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Mariana Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9990855796067891pt_BR
dc.contributor.authorID0000-0002-9549-3359pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7437223316019286pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_assinado.pdfTermo de autorização para disponibilidade112.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Yvone Tcc-em-formato-de-artigo 24.02 pós devolutiva.pdfUso de metodologias ativas no ensino à distância: uma revisão integrativa292.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons