Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1166
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Raiane | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T19:21:05Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26T19:21:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1166 | - |
dc.description.abstract | This Problem-Based Learning (PBL) study was developed by the Postgraduate Program - Specialization in Active Methodologies at the Federal University of the São Francisco Valley. Its main objective was to conduct a bibliographical analysis of the impact of project-based active methodologies on the development of mathematics teaching in Brazil. This Project-Based Learning (PBL) work was developed by the Graduate Program - Specialization in Active Methodologies, of the Federal University of Vale de São Francisco, and aimed to analyze bibliographically the effect of the implementation of project-based active methodologies on the development of mathematics teaching in Brazil. Given that the implementation of active project-based learning methods affects the teaching of mathematics in Brazilian educational institutions, this research emphasizes the strengths of the methodology, its essential elements, and its implementation. To underscore the importance of PBL in mathematics education, a review of pre-selected articles describing the essential state of the art is provided to facilitate an understanding of project-based learning implementation. This methodology is led by institutional mathematics educators at various stages of the teaching-learning process. Therefore, the scientific methodology of this research is exploratory, and articles selected from the Scielo database were limited to the years 2010 to 2023. The keywords used in the database were: "Mathematics teaching, PBL, active methodology, Problem-Based Learning, mathematics, education, Brazil, education." In conclusion, as an exploratory study, this article aims to establish preliminary and reflective information on the subject and determine the current educational scenario in Brazil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Projetos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Brasileira | pt_BR |
dc.title | A implementação da aprendizagem baseada em projetos (ABP) no ensino de matemática: uma análise crítica do cenário educacional brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho de Aprendizagem Baseado em Projetos (ABP) foi desenvolvido pelo Programa de Pós Graduação - Especialização em Metodologias Ativas, da Universidade Federal do Vale de São Francisco, e teve como objetivo analisar bibliograficamente o efeito da implementação das metodologias ativas baseadas em projetos no desenvolvimento do ensino de matemática no Brasil. Visto que, a implantação de métodos ativos de aprendizagem baseados em projetos (ABP), demonstra afetar o ensino da matemática nas instituições de ensino do Brasil. Ademais, enfatizo, também, os pontos fortes da metodologia, os elementos essenciais e a implementação da mesma. Para realçar a importância do ABP no ensino da matemática, há uma revisão de artigos pré-selecionados que descrevem o estado da arte essencial para que haja compreensão da implementação da aprendizagem baseada em projetos. Uma vez que, essa metodologia é conduzida pelos docentes institucionais de matemática em diferentes fases do processo de ensino aprendizagem. Desta forma, a metodologia científica desta pesquisa é de caráter exploratório e seus artigos selecionados na base de dados Scielo, foram limitados para os anos de 2010 a 2023. As palavras chaves utilizadas no banco de dados foram: “Ensino de matemática, ABP, metodologia ativa, Aprendizagem baseada em projetos, matemática, educação, Brasil, educação”. Por fim, por se caracterizar de carácter exploratório, esse artigo busca estabelecer informações prévias e reflexivas sobre o tema e determinar qual o atual cenário educacional brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Espindula, Daniel | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4969874722430221 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC NOVO (1).pdf | A implementação da aprendizagem baseada em projetos (ABP) no ensino de matemática: uma análise crítica do cenário educacional brasileiro | 248.15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_assinado.pdf | Termo de Autorização para Disponibilidade | 88.15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons