Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1164
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Da Costa, Bruno | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T19:58:24Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21T19:58:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1164 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Informática para o ensino | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da informação e comunicação como ferramentas de ensino Petrolina 2024 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A demanda de conhecimentos e habilidades digitais e a crescente utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) no processo de ensinoaprendizagem, em todos segmentos educacionais, podem ser trabalhadas a fim de promover aulas mais participativas e integradas, em diversas áreas do conhecimento, incluindo o ensino da Biologia. Tendo como objetivo realizar uma revisão bibliográfica quanto à abordagem e utilização das Tecnologias nos processos de aprendizagem, em especial no ensino da Biologia, adotou-se procedimentos de revisão bibliográfica, utilizando o banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os descritores utilizados foram: “TDIC’s, Tecnologias da Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, Ensino de Biologia”; publicados em língua portuguesa, entre os anos 2012 e 2023. Constatou-se que a metodologia ativa com TDIC’s é adequada e traz benefícios. Metodologias inovadoras e tecnológicas no ensino de Biologia são capazes de estimular o conhecimento, evidenciando que os conteúdos propostos podem ser abordados, planejados e praticados de forma positiva no sentido do aprendizado dos estudantes através de ferramentas digitais. Alguns dos resultados mostram que a maioria dos estudantes têm conhecimento sobre TDIC’s e atribuem uma grande importância a sua utilização em sala de aula, e que, na maioria das vezes, as TDIC’s são utilizadas para exibição de conteúdo ou pesquisa. Os estudantes expressam também que com o uso das TDIC’s conseguem aprender mais. As TDIC’s são ferramentas tecnológicas com um potencial enorme no âmbito da educação. Os pontos positivos da sua utilização em sala são inúmeros, possibilitando ao aluno ser mais ativo na busca pelo seu conhecimento, e ao professor atuar como mediador do conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barreto, Raphaela Vasconcelos Gomes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9675892816695898 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_Bruno_Dourado_assinado_assinado (1).pdf | Termo de autorização para disponibilidade | 142.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC_Metodologias_Ativas_Bruno_Dourado_Versao_Final_assinado_assinado_assinado.pdf | Tecnologias da informação e comunicação como ferramentas de ensino petrolina 2024 | 230.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.