Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDa Costa, Bruno-
dc.date.accessioned2024-02-21T19:58:24Z-
dc.date.available2024-02-21T19:58:24Z-
dc.date.issued2024-01-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1164-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectInformática para o ensinopt_BR
dc.titleTecnologias da informação e comunicação como ferramentas de ensino Petrolina 2024pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA demanda de conhecimentos e habilidades digitais e a crescente utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) no processo de ensinoaprendizagem, em todos segmentos educacionais, podem ser trabalhadas a fim de promover aulas mais participativas e integradas, em diversas áreas do conhecimento, incluindo o ensino da Biologia. Tendo como objetivo realizar uma revisão bibliográfica quanto à abordagem e utilização das Tecnologias nos processos de aprendizagem, em especial no ensino da Biologia, adotou-se procedimentos de revisão bibliográfica, utilizando o banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os descritores utilizados foram: “TDIC’s, Tecnologias da Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, Ensino de Biologia”; publicados em língua portuguesa, entre os anos 2012 e 2023. Constatou-se que a metodologia ativa com TDIC’s é adequada e traz benefícios. Metodologias inovadoras e tecnológicas no ensino de Biologia são capazes de estimular o conhecimento, evidenciando que os conteúdos propostos podem ser abordados, planejados e praticados de forma positiva no sentido do aprendizado dos estudantes através de ferramentas digitais. Alguns dos resultados mostram que a maioria dos estudantes têm conhecimento sobre TDIC’s e atribuem uma grande importância a sua utilização em sala de aula, e que, na maioria das vezes, as TDIC’s são utilizadas para exibição de conteúdo ou pesquisa. Os estudantes expressam também que com o uso das TDIC’s conseguem aprender mais. As TDIC’s são ferramentas tecnológicas com um potencial enorme no âmbito da educação. Os pontos positivos da sua utilização em sala são inúmeros, possibilitando ao aluno ser mais ativo na busca pelo seu conhecimento, e ao professor atuar como mediador do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Barreto, Raphaela Vasconcelos Gomes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9675892816695898pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_Bruno_Dourado_assinado_assinado (1).pdfTermo de autorização para disponibilidade142.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_Metodologias_Ativas_Bruno_Dourado_Versao_Final_assinado_assinado_assinado.pdfTecnologias da informação e comunicação como ferramentas de ensino petrolina 2024230.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.