Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Jacinaldo João-
dc.date.accessioned2024-02-07T18:04:41Z-
dc.date.available2024-02-07T18:04:41Z-
dc.date.issued2024-01-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1145-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectRede Social Digital Facebook.pt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.titleO uso do facebook como proposta pedagógica para a aprendizagem do conteúdo caatinga no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe use of facebook as a pedagogical proposal for learning caatinga content in teaching sciencespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos uma sugestão de atividade pedagógica por meio do uso das tecnologias digitais, como, por exemplo, a rede social digital Facebook, pois o uso dela tem se tornado muito recorrente em práticas pedagógicas para a educação básica. Assim sendo, esta aserção foi elaborada direcionada para turma do 7º ano, tendo como objetivo facilitar o aprendizado através da possibilidade de se associar o conteúdo Caatinga na componente Ciências da Natureza com o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, sendo a ferramenta sugerida nesta concepção o Facebook por ser de fácil acesso e usada por grande parte dos estudantes. Desta forma, essa proposta é direcionada para o tema Caatinga, para o qual sugere-se a divisão do conteúdo referente ao bioma em quatro categorias. Propõe-se, ainda, a divisão da turma em quatro grupos, a fim de que se crie um perfil para cada equipe no Facebook para realização de postagens e interações nas publicações dos demais referentes à categoria designada a cada grupo, conforme orientações do docente. Detalha-se que os representantes de cada perfil devem realizar postagens e interagir nas publicações dos demais, conforme orientações, acontecendo, dessa forma, interação e, consequentemente, aprendizagem dos envolvidos. Isto posto, espera-se que essa proposta possa incentivar os docentes a desenvolverem atividades com o uso das tecnologias digitais, possibilitando aos alunos interagirem entre eles de forma mais prazerosa por estarem na rede social e aprenderem com mais facilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Erikson de Carvalho-
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-8578-817Xpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9904794053180276pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_-_Jacinaldo_Metodologias ativas _ definitivo.pdfO uso do facebook como proposta pedagógica para a aprendizagem do conteúdo caatinga no ensino de ciências493.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_28129_assinado.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC344.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.