Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacêdo Silva, Raquel Adelzina-
dc.date.accessioned2024-02-06T21:52:11Z-
dc.date.available2024-02-06T21:52:11Z-
dc.date.issued2024-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1143-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMapas mentaispt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleO uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para atender a um público específico, que apresenta disparidade entre a idade e o nível de escolaridade, em decorrência de situações como necessidade de entrar no mercado de trabalho, gravidez na adolescência, entre outras, buscando melhoria na qualidade de vida desses indivíduos. A utilização de metodologias ativas é uma tendência na educação atual, proporcionando ao estudante uma aprendizagem autônoma e com maior solidez. Dentre as metodologias ativas, o presente relato busca descrever uma experiência com o uso de mapas mentais na EJA, numa cidade do interior da Bahia. Os mapas mentais podem ser utilizados com diferentes finalidades, permitindo a realização de uma síntese imagética do assunto estudado, levando o estudante a uma aprendizagem mais robusta. A referida metodologia foi usada no Colégio Estadual José Leitão, em Santa Luz, estado da Bahia, em 04 quatro salas do Eixo VI do turno noturno, em 03 aulas semanais (com a duração de 40 minutos) durante uma unidade letiva, no ano de 2023, conforme preconizado pela literatura e apresentou boa aceitação entre os alunos da EJA, bem como entre os docentes, que inclusive ampliaram o seu uso para outros componentes curriculares. Deste modo, percebe-se que essa metodologia ativa é aplicável no contexto da EJA e permite ao docente uma oportunidade de usar diferentes estratégias para a promoção do aprendizado dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Michelle Christini Araújo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7771-5387pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372845638085633pt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0009-0003-0727-4151pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0997890215437565pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Raquel Adelzina final.pdfO uso de mapas mentais na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência260.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização de disponibilidade de TCC.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC89.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons