Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Rômulo Araújo-
dc.date.accessioned2024-01-29T20:30:39Z-
dc.date.available2024-01-29T20:30:39Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1132-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlaca solarpt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.titleUso de histórias em quadrinhos para o estudo do efeito fotovoltaico: relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA leitura de Histórias em Quadrinhos (HQs) é um entretenimento mundial que faz parte da vida de crianças e adultos, trazendo diversão, cultura e, ainda por cima, desenvolvimento cognitivos. Por possuir características universais únicas de narrativa e ilustrações, tornou-se um item de muita importância cultural. Em vista desses atributos, o atual trabalho tem como objetivo relatar uma experiência usando Historia em Quadrinhos como ferramenta didática no ensino da Física, mais especificamente no estudo do efeito fotovoltaico e suas aplicações para a geração de energia elétrica de forma sustentável. Embasada pela teoria socioconstrutivista de Vygotsky, o aluno usa das simbologias icônicas presentes nas HQs para conseguir desenvolver processos mentais superiores e o professor participa não como “depósito” de conhecimento, mas sim como companheiro mais capaz. Para essa finalidade, concebe-se a construção da HQ chamada “Energias sustentáveis: o efeito fotovoltaico” utilizada em um conjunto de aulas em sequência para 21 alunos da 2º série do ensino médio, em um colégio particular de Jaguaquara-BA, foi possível o professor usar uma estratégia de ensino mais ativa e divertida para os estudantes. As informações do estudo foram obtidas através de um questionário respondido pelos alunos, em que é possível verificar se houve aprovação da HQ de forma didática pelos alunos e também se essa prática teve eficiência satisfatória no desenvolvimento de aprendizagem sobre efeito fotovoltaicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Francisco Ricardo Miranda-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4537007059864888pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC208.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO OFICIAL PÓS - FINAL - com folha de aprovação.pdfUso de histórias em quadrinhos para o estudo do efeito fotovoltaico: relato de experiência479.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons