Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Gustavo Coelho de-
dc.date.accessioned2024-01-27T00:35:36Z-
dc.date.available2024-01-27T00:35:36Z-
dc.date.issued2024-01-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1131-
dc.description.abstractIntroduction: Primary Health Care (PHC) plays a central role in the healthcare system, serving as the preferred point of entry for the majority of individuals. In this scenario, the nurse plays a crucial role in health promotion and disease prevention within PHC. The adoption of active methodologies in the nurse's practice within PHC stands out not only as an innovative approach but also as a response to the increasing demands for a more participative and effective role in healthcare. Objective: To describe the application of active methodologies in the nurse's practice within PHC. Methodology: This is an experience report based on the experiences of a nurse at the Family Health Unit (FHU) Varzinha during the second semester of 2023. Results: The implementation of innovative practices took place over a period of six months and included: identifying learning needs, discussions to pinpoint areas where they wished to improve their skills and knowledge, planning practical and interactive activities such as clinical case simulations, group discussions, and on-the-job training. The activities were also implemented in the nurses' work routine, allowing them to apply the knowledge acquired in patient care. Conclusion: The use of active methodologies proves to be well-suited for the daily practice of the eSF nurse. In light of this, based on the experience gained, it is emphasized that challenges are inherent, but throughout the implementation process, the participation of the target audience, along with the collaboration of the team members, becomes increasingly significant.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAtenção Básicapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleUso das metodologias ativas na prática do enfermeiro da atenção primária à saúde: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel central no sistema de saúde, sendo o ponto de entrada preferencial para a maioria dos indivíduos. Nesse cenário, o enfermeiro desempenha papel crucial na promoção da saúde e prevenção de doenças. A utilização de metodologias ativas na prática do enfermeiro na APS destaca-se como resposta às demandas por uma atuação mais participativa e efetiva no cuidado à saúde. Objetivo: Descrever a aplicação de metodologias ativas na atuação do enfermeiro na APS. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências de um enfermeiro na USF Varzinha, durante o segundo semestre de 2023. Resultados: A implementação de práticas inovadoras ocorreu ao longo de um período de seis meses e incluiu: identificação das necessidades de aprendizado, discussões para identificar as áreas em que desejavam aprimorar suas habilidades e conhecimentos, planejamento das atividades práticas e interativas, como simulações de casos clínicos, discussões em grupo e treinamento em serviço. Também houve a implementação das atividades na rotina de trabalho dos enfermeiros, permitindo que eles aplicassem os conhecimentos adquiridos no atendimento aos pacientes. Conclusão: O emprego da metodologia ativa se mostra bem indicado na prática diária do enfermeiro da eSF. Diante disso, com base na experiência obtida ressalta-se que os desafios são inerentes, mas ao longo do processo de implementação a participação do público-alvo junto com a colaboração dos membros da equipe se torna cada vez maior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.contributor.advisor1Takenami, Iukary Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5629405326727831pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4102931983777311pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GCO_FINAL.pdfUso das metodologias ativas na prática do enfermeiro da atenção primária à saúde: um relato de experiência232.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_29_assinado.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC477.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons