Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Messias-
dc.date.accessioned2024-01-27T00:26:26Z-
dc.date.available2024-01-27T00:26:26Z-
dc.date.issued2024-01-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1130-
dc.description.abstractActive teaching and learning methodologies in healthcare professional education have the potential to foster autonomy, promoting dynamic education that encourages students to play a more active role in decision-making. In this context, the objective of this study is to identify the characteristics of autonomy developed by healthcare professionals trained through these educational approaches. It is a qualitative narrative literature review, utilizing the databases of the Virtual Health Library (VHL) and the Scientific Electronic Library Online (SciELO), with Health Sciences Descriptors (DeCS): "teaching," "health professionals," "autonomy," and "active methodologies."The analysis of the studies emphasizes the fundamental importance of active methodologies as a strategy for autonomy development, highlighting crucial benefits such as active engagement, critical thinking development, collaborative learning, autonomous decision-making, self-assessment and self-direction, preparation for the complexity of professional practice, stimulation of curiosity and continuous learning, and the development of communication skills. The results reinforce not only the promotion of autonomy but also underscore other essential advantages that significantly contribute to the awakening and strengthening of this competence in healthcare professionals, consolidating the relevance of active methodologies in the educational context of the field.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do Rio São Franciscopt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectAutonomia profissional.pt_BR
dc.subjectEnsino inovador.pt_BR
dc.titleMetodologias ativas de aprendizagem e autonomia na formação de profissionais de saúde: uma revisão da literaturapt_BR
dc.title.alternativeActive learning methodologies and autonomy in the training of healthcare professionals: a review of the literaturept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde possuem o potencial de fomentar a autonomia, promovendo uma educação dinâmica que incentiva os estudantes a desempenharem um papel mais ativo nas tomadas de decisões. Neste contexto, o objetivo deste estudo é identificar as características de autonomia desenvolvidas por profissionais de saúde formados por meio dessas abordagens educacionais. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura com uma abordagem qualitativa, utilizando as bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “ensino”, “profissionais de saúde”, “autonomia” e “metodologias ativas”. A análise dos estudos ressalta a importância fundamental das metodologias ativas como estratégia para o desenvolvimento da autonomia, evidenciando benefícios cruciais, como o engajamento ativo, o desenvolvimento do pensamento crítico, a aprendizagem colaborativa, a tomada de decisões autônomas, a autoavaliação e autodireção, a preparação para a complexidade da prática profissional, o estímulo à curiosidade e aprendizado contínuo, e o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Os resultados reforçam não apenas a promoção da autonomia, mas também destacam outras vantagens essenciais que contribuem significativamente para o despertar e fortalecimento dessa competência nos profissionais de saúde, consolidando a relevância das metodologias ativas no contexto educacional da área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Takenami, Iukary-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5660-7766pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5629405326727831pt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0001-6285-0359pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5533057212587766pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_%281%29_assinado.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC104.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_Final.pdfMetodologias ativas de aprendizagem e autonomia na formação de profissionais de saúde: uma revisão da literatura205.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.