Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1130
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Messias | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-27T00:26:26Z | - |
dc.date.available | 2024-01-27T00:26:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1130 | - |
dc.description.abstract | Active teaching and learning methodologies in healthcare professional education have the potential to foster autonomy, promoting dynamic education that encourages students to play a more active role in decision-making. In this context, the objective of this study is to identify the characteristics of autonomy developed by healthcare professionals trained through these educational approaches. It is a qualitative narrative literature review, utilizing the databases of the Virtual Health Library (VHL) and the Scientific Electronic Library Online (SciELO), with Health Sciences Descriptors (DeCS): "teaching," "health professionals," "autonomy," and "active methodologies."The analysis of the studies emphasizes the fundamental importance of active methodologies as a strategy for autonomy development, highlighting crucial benefits such as active engagement, critical thinking development, collaborative learning, autonomous decision-making, self-assessment and self-direction, preparation for the complexity of professional practice, stimulation of curiosity and continuous learning, and the development of communication skills. The results reinforce not only the promotion of autonomy but also underscore other essential advantages that significantly contribute to the awakening and strengthening of this competence in healthcare professionals, consolidating the relevance of active methodologies in the educational context of the field. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco | pt_BR |
dc.subject | Educação. | pt_BR |
dc.subject | Autonomia profissional. | pt_BR |
dc.subject | Ensino inovador. | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas de aprendizagem e autonomia na formação de profissionais de saúde: uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Active learning methodologies and autonomy in the training of healthcare professionals: a review of the literature | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | As metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde possuem o potencial de fomentar a autonomia, promovendo uma educação dinâmica que incentiva os estudantes a desempenharem um papel mais ativo nas tomadas de decisões. Neste contexto, o objetivo deste estudo é identificar as características de autonomia desenvolvidas por profissionais de saúde formados por meio dessas abordagens educacionais. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura com uma abordagem qualitativa, utilizando as bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “ensino”, “profissionais de saúde”, “autonomia” e “metodologias ativas”. A análise dos estudos ressalta a importância fundamental das metodologias ativas como estratégia para o desenvolvimento da autonomia, evidenciando benefícios cruciais, como o engajamento ativo, o desenvolvimento do pensamento crítico, a aprendizagem colaborativa, a tomada de decisões autônomas, a autoavaliação e autodireção, a preparação para a complexidade da prática profissional, o estímulo à curiosidade e aprendizado contínuo, e o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Os resultados reforçam não apenas a promoção da autonomia, mas também destacam outras vantagens essenciais que contribuem significativamente para o despertar e fortalecimento dessa competência nos profissionais de saúde, consolidando a relevância das metodologias ativas no contexto educacional da área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Takenami, Iukary | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5660-7766 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5629405326727831 | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0001-6285-0359 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5533057212587766 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_assinado_%281%29_assinado.pdf | Termo de Autorização para Disponibilidade de TCC | 104.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC_Final.pdf | Metodologias ativas de aprendizagem e autonomia na formação de profissionais de saúde: uma revisão da literatura | 205.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.