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dc.contributor.authorAlves, Rayanne Kelly de Oliveira-
dc.contributor.authorCardoso, Valdinei Paulo-
dc.date.accessioned2024-01-26T23:43:37Z-
dc.date.available2024-01-26T23:43:37Z-
dc.date.issued2023-12-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1128-
dc.description.abstractThis text aims to build a reflection on the importance of using Active Methodologies in Textbooks as a tool for effective teaching and learning. Therefore, this resource often becomes responsible for the failure/success of students/teachers, being allies or villains. Hereby, it will use as a corpus one of the collections of textbooks that will be used by Brazilian public schools in 2024–2027, through the National Textbook Plan – PNLD. It is worth noting that this research will emphasize Portuguese and Geography textbooks. During the research, internal information (images) of the object of study will be brought in, in order to ratify the propositions established in this work. The problem of this study aims to understand, in addition to the use of active methodologies, the space that digital technologies such as QR Codes, links and film suggestions occupy in the textbook. Based on qualitative research with a bibliographic and documentary bias, the legal documents that rule the principles of education were also examined, as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Bahia Reference Curricular Document (DCRB), which provide for the use of pedagogies that focus on the student and a digital culture. The conclusion of this study indicates that, although the new col- lection offers some suggestions for active learning, they are pragmatic and do not really follow the current student audience, who expect instant study tools and instruments and digital shortcuts that facilitate a macro understanding of social phenomena. In general, Textbooks still lack active methodologies/digital technologies that encourage scientific literacy and critical-reflective reasoning in students.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguesept_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.titleMetodologias ativas no livro didático: uma avaliação sobre o LD de língua portuguesa e geografia adotado no PNLD 2024pt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies in textbooks: an evaluation about the LD of portuguese language and geography adopted in PNLD 2024pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Moreno, Thiago de Azevedo-
dc.description.resumoEste texto objetiva construir uma reflexão sobre a importância do uso das Metodologias Ativas nos Livros Didáticos como ferramenta de efetivação do ensino e aprendizagem. Sendo assim, esse recurso torna-se, muitas vezes, responsável pelo fracasso/sucesso dos alunos/professores, sendo aliados ou vilões. Mediante isso, utilizará como corpus uma das coleções de livros didáticos que serão utilizados pelas escolas públicas brasileiras em 2024–2027, através do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD. Convém ressaltar que essa pesquisa enfatizará os exemplares de Língua Portuguesa e Geografia. Durante a pesquisa serão trazidas informações (imagens) internas do objeto de estudo, a fim de ratificar as proposições estabelecidas nesse trabalho. A problemática desse estudo visa compreender, além da utilização de metodologias ativas, o espaço que as tecnologias digitais como QR Codes, links e sugestões de filmes ocupam no LD. A partir de uma pesquisa qualitativa no viés bibliográfico e documental, examinou-se também os documentos legais que regem os princípios da educação, a saber a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), que preveem a utilização de pedago- gias que protagonizem o aluno e uma cultura digital. A conclusão desse estudo sinaliza que, apesar da nova coleção oferecer algumas sugestões de aprendizagens ativas, são pragmáticos e não acompanham, deveras, o público discente atual, que es peram ferramentas e instrumentos instantâneos de estudo e atalhos digitais que facilitem uma macro compreensão dos fenômenos sociais. Os livros didáticos, em geral, ainda carecem de metodologias ativas/tecnologias digitais que provoquem nos estudantes o letramento científico e o raciocínio crítico-reflexivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adriana Moreno Costa-
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

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