Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Edjany-
dc.date.accessioned2024-01-25T16:38:42Z-
dc.date.available2024-01-25T16:38:42Z-
dc.date.issued2023-12-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1125-
dc.description.abstractPhysical Education is a pedagogical discipline that addresses bodily expressions such as games, sports, dance, and gymnastics in the school context, forming an area of knowledge known as corporal culture. Teaching gymnastics requires the creation of stimulating learning situations for students to actively participate, such as the flipped classroom. Therefore, this study aims to describe the stages of the teaching-learning process of gymnastics in/from school through the flipped classroom and the didactic path for organizing a gymnastics festival. It is a qualitative descriptive study, a narrative of experience, experienced by an educator in the field of Physical Education during the third teaching unit of 2023, at an Integrated Technical High School located in Western Bahia. Almost unanimously, participation in the festival was characterized by joyful and enthusiastic behaviors, especially due to the integration of classes and courses in a colorful, festive, and musical space. On the other hand, some students exhibited a potential resistance to the theme, accompanied by feelings of shame and shyness. The results underscore the significance of active methodologies, such as the flipped classroom, in the context of Physical Education. Overcoming the traditional format of teaching and learning is essential, emphasizing the importance of innovative strategies to engage students more effectively. While the gymnastics festival generated overall enthusiasm, it also revealed emotional challenges for some students, emphasizing the need for sensitive and inclusive approaches in Physical Education instruction.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGinásticapt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.titleSala de aula invertida para o ensino da Educação Física: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeFlipped classroom in Physical Education teaching: an experiential accountpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação Física é uma disciplina pedagógica que aborda expressões corporais como jogo, esporte, dança e ginástica no contexto escolar, formas estas que configuram uma área de conhecimento chamada de cultura corporal. O ensino da ginástica demanda a criação de situações de aprendizagem estimulantes para os discentes participarem ativamente, tais como a sala de aula invertida. Portanto esse estudo tem como objetivo descrever as etapas do processo de ensino-aprendizagem da ginástica na/da escola, por meio da sala de aula invertida e o percurso didático para realização de um festival de ginásticas. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por uma docente no âmbito da disciplina de Educação Física, durante a terceira unidade letiva de 2023, em uma Instituição de Ensino Médio Técnico Integrado, localizada no Oeste baiano. De forma quase unânime a participação no festival foi representada, por comportamentos alegres e de entusiasmo, especialmente pela junção das turmas e cursos reunidos em um espaço colorido, festivo e musical. Por outro lado, observou-se uma possível resistência à temática por parte de alguns estudantes, acompanhada de sentimentos como como vergonha e timidez. Os resultados apontam para a relevância das metodologias ativas, como a sala de aula invertida, no contexto da Educação Física. A superação do formato tradicional de ensino-aprendizagem é necessária, destacando a importância de estratégias inovadoras para envolver os discentes de maneira mais eficaz. O festival de ginásticas, embora tenha gerado entusiasmo geral, também revelou desafios emocionais para alguns estudantes, ressaltando a importância de abordagens sensíveis e inclusivas no ensino da Educação Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.contributor.advisor1Takenami, Iukary Oliveira-
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FINAL_EDJANY NASCIMENTO.pdfSala de aula invertida para o ensino da Educação Física: um relato de experiência211.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_-_copia_assinado_29_assinado.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC112.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons