Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Rosalena Barbosa-
dc.date.accessioned2024-01-22T18:54:15Z-
dc.date.available2024-01-22T18:54:15Z-
dc.date.issued2023-12-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1117-
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleA importância e as contribuições das metodologias ativas na educação públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNa contemporaneidade da educação pública, a implementação de metodologias ativas de aprendizagem torna-se imperativa para a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. O presente estudo visa analisar criticamente o papel das metodologias ativas na educação pública, identificando seu impacto, vantagens, desafios e benefícios, além de descrever metodologias inovadoras bem-sucedidas na sua aplicação. A pesquisa fundamentase em uma revisão bibliográfica, utilizando referências de autores destacados na área. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. A análise crítica é guiada por uma abordagem qualitativa, permitindo a compreensão aprofundada das implicações das metodologias ativas na educação pública. Os resultados destacam que as metodologias ativas, embasadas em teorias construtivistas e socioconstrutivistas, promovem a participação ativa dos discentes, desafiandoos a construir conhecimento por meio de atividades práticas, discussões e reflexões. A presença efetiva do feedback é crucial para transformar esses princípios em resultados tangíveis. Além disso, metodologias como a Aprendizagem colaborativa, Gratificação, Sala de Aula Invertida, Educação Socioemocional, Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e Ensino Híbrido, mostraram-se bem-sucedidas quando aplicadas na educação pública. Conclui-se que as metodologias ativas representam uma abordagem enriquecedora, contribuindo significativamente para a formação de competências essenciais nos discentes. A promoção da participação ativa, aliada à aplicação prática dos conhecimentos, posiciona essas metodologias como resposta eficaz aos desafios educacionais contemporâneos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Takenami, Lukary Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2849903930712355pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RBM_FINAL.pdfA importância e as contribuições das metodologias ativas na educação pública443.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
DOC-20240119-WA0009._assinado.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC276.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons