Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Augusto Santana Palma | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T18:44:48Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T18:44:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1116 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Revisão | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Revision | pt_BR |
dc.subject | Health | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas e ensino-aprendizagem de língua brasileira de sinais (libras) em saúde: revisão de escopo e proposta de framework | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Conduziu-se uma revisão de escopo visando a identificação de estudos envolvendo ouso de estratégias ativas no ensino da Língua Brasileira de Sinais(Libras) em cenários da saúde. Adotaram-se as recomendações do Instituto Joanna Briggs, com buscas realizadas em cinco bases de dados e seis periódicos envolvendo estratégias relacionadas a estratégias ativas (incluindo Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) e Libras. Oito manuscritos, publicados sob a forma de relatos de experiência, estudos de revisão e pesquisas originais, compõem a amostra final. Os manuscritos envolveram cursos de Enfermagem e Medicina e as estratégias Aprendizagem Baseada em Problemas e Dramatização. Vídeos foram a tecnologia prevalente. O desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, assim como as impressões do público-alvo às estratégias adotadas e à relevância atribuída ao conteúdo foram os principais indicadores avaliados. Estes resultados evidenciam lacunas, gargalos e contradições envolvendo a formação e qualificação profissional em saúde no atendimento do indivíduo Surdo. Visando suprir estas fragilidades e orientar práticas e práxis baseadas em evidências, propõe-se um framework voltado à condução de futuras pesquisas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Dailza Araújo | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0537-076X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7189901485894854 | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0002-6332-0402 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1430125694492574 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Augusto_Silva_Final.pdf | Metodologias ativas e ensino-aprendizagem de língua brasileira de sinais (libras) em saúde: revisão de escopo e proposta de framework | 591.83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Augusto_termo-de-autorizacao-de-disponibilidade_29_assinado_assinado.pdf | Termo de Autorização para Disponibilidade de TCC | 133.04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.