Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, João Marcos | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T20:28:34Z | - |
dc.date.available | 2024-01-16T20:28:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.title | Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Bibliographic survey on methodologies acivas and their contributions in biology teaching | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista o consenso atual no mundo acadêmico que as metodologias tradicionais de ensino não promovem a aprendizagem significativa e que tais metodologias podem justificar o baixo rendimento dos estudantes do ensino médio. O problema motivador do presente estudo foi que o baixo rendimento dos estudantes no ensino médio pode estar relacionado à limitação das metodologias tradicionais de ensino. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo contribuir para a discussão mediante mapeamento bibliográfico as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem de biologia. Para o detalhamento do desenvolvimento metodológico da pesquisa, a revisão sistemática da literatura utilizada é do tipo qualitativa, buscando-se uma elaboração singular dos significados e das particularidades situacionais expostos pela observação da investigação, em lugar da elaboração meramente quantitativa de características e comportamentos. Para o estudo da revisão sistemática da literatura foram encontrados 13.382 trabalhos, sendo estes entre teses, dissertações e artigos. Para a delimitação dos trabalhos, utilizou-se as aspas, encontrando 4.088. Posteriormente, com a leitura dos títulos e fazendo uma correlação com os descritores, foram selecionados 100 trabalhos, e no final, com a leitura dos resumos e textos, passando para a última etapa, denominado portfólio, foram selecionados 07 trabalhos. Conclui-se que as dissertações, teses e artigos selecionados, evidenciam a diversidade de propostas de metodologias ativas utilizadas no ensino de biologia, as quais permitem melhorias no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo de forma significativa no processo de formação dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Erikson | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9218832533350792 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TERMO_DE_AUTORIZACAO_DE_DISPONIBILIDADE_DE_TCC_-_UNIVASF_assinado.pdf | Termo de Autorização para Disponibilidade de TCC | 164.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC João Marcos Rodrigues dos Santos.pdf | Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia | 343.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.