Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, João Marcos-
dc.date.accessioned2024-01-16T20:28:34Z-
dc.date.available2024-01-16T20:28:34Z-
dc.date.issued2024-01-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113-
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titleLevantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologiapt_BR
dc.title.alternativeBibliographic survey on methodologies acivas and their contributions in biology teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTendo em vista o consenso atual no mundo acadêmico que as metodologias tradicionais de ensino não promovem a aprendizagem significativa e que tais metodologias podem justificar o baixo rendimento dos estudantes do ensino médio. O problema motivador do presente estudo foi que o baixo rendimento dos estudantes no ensino médio pode estar relacionado à limitação das metodologias tradicionais de ensino. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo contribuir para a discussão mediante mapeamento bibliográfico as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem de biologia. Para o detalhamento do desenvolvimento metodológico da pesquisa, a revisão sistemática da literatura utilizada é do tipo qualitativa, buscando-se uma elaboração singular dos significados e das particularidades situacionais expostos pela observação da investigação, em lugar da elaboração meramente quantitativa de características e comportamentos. Para o estudo da revisão sistemática da literatura foram encontrados 13.382 trabalhos, sendo estes entre teses, dissertações e artigos. Para a delimitação dos trabalhos, utilizou-se as aspas, encontrando 4.088. Posteriormente, com a leitura dos títulos e fazendo uma correlação com os descritores, foram selecionados 100 trabalhos, e no final, com a leitura dos resumos e textos, passando para a última etapa, denominado portfólio, foram selecionados 07 trabalhos. Conclui-se que as dissertações, teses e artigos selecionados, evidenciam a diversidade de propostas de metodologias ativas utilizadas no ensino de biologia, as quais permitem melhorias no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo de forma significativa no processo de formação dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Erikson-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9218832533350792pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO_DE_AUTORIZACAO_DE_DISPONIBILIDADE_DE_TCC_-_UNIVASF_assinado.pdfTermo de Autorização para Disponibilidade de TCC164.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC João Marcos Rodrigues dos Santos.pdfLevantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia343.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.