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https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva Neto, Marinho Marques da | - |
dc.contributor.author | Santos, Eraldo Bispo dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T21:27:34Z | - |
dc.date.available | 2024-01-12T21:27:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1110 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Vale do São Francisco | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Semiologia | pt_BR |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.title | O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A simulação é uma metodologia de ensino que permite ao aluno uma aprendizagem ativa, pois proporciona que realize práticas profissionais simulando o cenário real da profissão. Na semiologia, esta experiência mostra-se potencialmente enriquecedora, visto que os alunos terão seu primeiro contato com pacientes reais, devendo adquirir habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho nas aulas práticas e no ambiente profissional, que se somarão aos conhecimentos teóricos já estudados. O objetivo do presente estudo foi verificar o papel da simulação para o aprendizado da semiologia médica, em diferentes cenários clínicos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica integrativa sobre o tema nas bases de dados PubMed e Scielo e no site de inteligência artificial Elicit relativa ao período 2019-2023. Onze artigos foram incluídos na revisão, agrupados nos seguintes temas: desenvolvimento de habilidades de comunicação, desenvolvimento de habilidades clínicas, uso de simulação virtual, percepções após participação em um OSCE (Objective Structured Clinical Examination) e percepções sobre a simulação para segurança dos usuários do SUS. Os estudos demonstram que a simulação é uma metodologia que permite bom engajamento dos estudantes, além de permitir a aquisição de competências necessárias para o exercício profissional, mostrando ser útil em diferentes cenários do ensino médico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | sead | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIVASF | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barreto, Raphaela Vasconcelos Gomes | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7195-9858 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4617213714835536 | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0002-9728-7268 | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0009-0000-6551-8036 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5902997490005100 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3668689544954544 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Termo de autorizacao de disponibilidade Eraldo e Marinho.pdf | Termo de autorização para disponibilidade de TCC | 141 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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