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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Neto, Marinho Marques da-
dc.contributor.authorSantos, Eraldo Bispo dos-
dc.date.accessioned2024-01-12T21:27:34Z-
dc.date.available2024-01-12T21:27:34Z-
dc.date.issued2023-12-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1110-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSemiologiapt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.titleO uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA simulação é uma metodologia de ensino que permite ao aluno uma aprendizagem ativa, pois proporciona que realize práticas profissionais simulando o cenário real da profissão. Na semiologia, esta experiência mostra-se potencialmente enriquecedora, visto que os alunos terão seu primeiro contato com pacientes reais, devendo adquirir habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho nas aulas práticas e no ambiente profissional, que se somarão aos conhecimentos teóricos já estudados. O objetivo do presente estudo foi verificar o papel da simulação para o aprendizado da semiologia médica, em diferentes cenários clínicos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica integrativa sobre o tema nas bases de dados PubMed e Scielo e no site de inteligência artificial Elicit relativa ao período 2019-2023. Onze artigos foram incluídos na revisão, agrupados nos seguintes temas: desenvolvimento de habilidades de comunicação, desenvolvimento de habilidades clínicas, uso de simulação virtual, percepções após participação em um OSCE (Objective Structured Clinical Examination) e percepções sobre a simulação para segurança dos usuários do SUS. Os estudos demonstram que a simulação é uma metodologia que permite bom engajamento dos estudantes, além de permitir a aquisição de competências necessárias para o exercício profissional, mostrando ser útil em diferentes cenários do ensino médico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentseadpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUNIVASFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Barreto, Raphaela Vasconcelos Gomes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7195-9858pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4617213714835536pt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-9728-7268pt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0009-0000-6551-8036pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5902997490005100pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3668689544954544pt_BR
Aparece nas coleções:SEAD - Esp. em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem - TCC Especialização

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